Arquivo: Edição de 10-02-2006

SECÇÃO: Informação Religiosa

Aprender a ser um animador

O Departamento Arquidiocesano da Pastoral de Jovens está a promover várias formações para animadores de grupos de jovens. Depois de percorrer a diocese a falar com os responsáveis dos grupos de jovens de todos os arciprestados, verificaram que a formação dos animadores era muito pouca ou, em alguns casos, nenhuma. Estava pois na hora de fazer alguma coisa para mudar esse panorama.

foto
No dia 28 de Janeiro, decorreu o primeiro Encontro de Formação de Animadores no Centro Pastoral e Cultural da Arquidiocese de Braga (Seminário Menor). Foram cerca de oitenta jovens que aderiram e com as palavras do padre José Carlos, coordenador da Pastoral de Jovens, deram início à formação orientada por uma equipa dos Salesianos encabeçada pelo padre Rui Alberto, que da parte da manhã ficou com o grupo dos mais velhos, e ajudado pelo leigo Sérgio que ficou com os mais novos.
O padre Rui Alberto fez o primeiro módulo da formação intitulado “Quem é o animador”. Com vários jogos de apresentação direccionou a introdução para o que é ser e saber ser animador, a importância do animador que não deve ser líder mas alguém que está para fazer o grupo crescer em Cristo pois também é evangelizador. Quem é animador é-o porque foi animado por Aquele que disse «Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.»
O leigo Sérgio tinha a seu cargo o segundo módulo da formação: “Dinâmicas de jogo”. Desde jogos de apresentação, de confiança, de melhoramento de comunicação, de estudo de temas ou de avaliação, todos foram apresentados para dar uma ideia do que um animador tem e pode fazer com o seu grupo. Tem de partir de cada animador a vontade de animar e não importa se temos vinte ou trinta anos, se somos solteiros ou casados. Se é essa a nossa vocação, se foi para esse serviço que Deus nos chamou temos de dizer o nosso sim.
Em Março decorrerá o terceiro e o quarto módulo e, palavra de animadora, espero que seja tão enriquecedor e fantástico como este. Bem hajam!

Outras Notícias

Outras Notícias da secção Informação Religiosa
· Santa Cristina de Cerzedelo

Laço Azul
Email do Jornal: jornal@oconquistador.com
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.
Dom DigitalProduzido por ardina.com,
um produto da Dom Digital.