Arquivo: Edição de 15-04-2005

SECÇÃO: Região

XVI Congresso de Gastronomia do Minho

foto
Com a colaboração da Câmara Municipal de Guimarães e da região de Turismo do Alto Minho, a Confraria dos Gastrónomos do Minho realiza na cidade de Guimarães, de 21 a 24 de Abril, o XVI Congresso de gastronomia do Minho.
São objectivos deste Congresso:

Conhecer
O Centro Histórico, um Centro vivo, espaço nobre de visita da Cidade, para os locais e para os forasteiros, cuja riqueza arquitectónica envolvente, organização comercial e de serviços, se tornou ex-libris como Património Cultural da Humanidade.

Valorizar
As tradições gastronómicas do concelho, contribuindo, assim, para o registo da memória colectiva (receituários com 50 anos de vivência), correspondendo à cozinha étnico-popular; familiar; caseira; tradicional.
Os produtos agro-alimentares com potencial de valorização do concelho de Guimarães e a mais valia da sua Certificação. A interacção entre o Mundo Rural e as Novas Tecnologias.

Dinamizar
O Turismo Rural Integrado numa aposta aberta direccionada para o futuro, conferindo relevo aos testemunhos vivos de uma comunidade que deixou indeléveis marcas de passagem desde a Pré-História até aos nossos dias, consolidados por um Turismo Cultural e Temático que privilegie a identidade e a personalidade de Guimarães - Património da Humanidade - crie atractivos, dinamismo e envolvência da sociedade civil, particulares e investidores.

Defender
As suas tradições e memórias, os seus usos e costumes, os seus escritores, poetas e jornalistas, os seus empresários, todos quantos, afinal, querem aliar o seu nome à sua Terra retratando ao vivo uma imagem promissora de Guimarães, como catalisadora da Oferta e Procura Turísticas.

Incentivar
A re-descoberta do receituário tradicional do Concelho de Guimarães e sua divulgação. O conhecimento da História da Alimentação que está por fazer e merece ser divulgada através da reconstituição desses ágapes nos restaurantes do Concelho. Formação profissional a todos os níveis, condição base para o Turismo de Qualidade que se pretende.

Entre as individualidades presentes, estarão o Presidente da Xunta da Galiza, D. Manuel Fraga Iribarne e o Prof. Doutor Carro Otero.

Email do Jornal: jornal@oconquistador.com
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.
Dom DigitalProduzido por ardina.com,
um produto da Dom Digital.