SECÇÃO: Generalidades

Ortodontia:

Aparelhos de Contenção – O que são?

foto
A Ortodontia é uma especialidade da Medicina Dentária que se dedica à prevenção e correção de más posições dos dentes e dos maxilares.
Após finalizar a correção destas más posições dentárias será necessário precaver recidivas, ou seja, que os dentes voltem às posições que tinham antes do tratamento ortodôntico.
Existem fibras que dão sustentação aos dentes que são elásticas e têm memória, e mesmo após o uso de aparelho para correção durante vários meses, os dentes têm tendência a voltar à posição inicial assim que o aparelho é retirado.
Para que tal não aconteça, após a remoção do aparelho ortodôntico será necessária uma nova etapa no tratamento: “a utilização de Aparelhos de Contenção”, de forma a garantirmos que os dentes não se movem novamente.
Estas contenções podem ser fixas ou removíveis. As contenções removíveis (goteiras de contenção) são as mais práticas para o paciente, pois podem ser retiradas para a higienização oral e durante as refeições.
As contenções fixas (férula) são geralmente compostas por um fio de aço fixado à face interna dos dentes de forma permanente. O Médico Dentista / Ortodontista tentará que esse fio de aço seja o mais invisível possível.
Deve haver consciência por parte do paciente que o tratamento ortodôntico não termina com a retirada do aparelho ortodôntico. É fundamental o uso de aparelho de contenção e terá de haver uma boa higiene oral de forma a escoar resíduos de alimentos nos aparelhos de contenção, principalmente no fixo.

E recorde: Ter Saúde Oral é ter melhor Qualidade de Vida! Ganhe Saúde, cuide da Sua boca!

Dr. Miguel Coutinho
www.miguelcoutinho.pt
968 096 996
foto

Email do Jornal: jornal@oconquistador.com
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.
Dom DigitalProduzido por ardina.com,
um produto da Dom Digital.