SECÇÃO: Região

Basílica de S. Torcato

foto
O Papa Francisco elevou, no passado dia 30 de setembro, o Santuário de São Torcato a Basílica Menor. A cerimónia oficial para a elevação acontecerá a 27 de fevereiro de 2020, coincidindo com o Dia de São Torcato.
O Santuário de São Torcato localiza-se perto de Guimarães, na vila de São Torcato. Construído em granito, as obras do santuário iniciaram-se em 1871. A fachada é constituída por duas torres e um corpo central. No interior da igreja encontra-se o corpo incorrupto de São Torcato.
No documento em que D. Jorge Ortiga escreveu ao Cardeal Robert Sarah, Prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, propondo o Santuário de S. Torcato a Basílica Menor, o arcebispo referiu o arciprestado de Guimarães e Vizela como um dos “mais significativos” da arquidiocese.
“Rico em tradições, os fiéis deste santuário prestam particular devoção a S. Torcato, cujo corpo se conserva até aos nossos dias incorrupto. Arquitetonicamente é um edifício majestoso, imponente e devidamente preparado, incluindo a nível pastoral, para receber esta dignidade. São mais de 750.000 os peregrinos e fiéis que acorrem a este centro de culto”, afirmou.

Email do Jornal: jornal@oconquistador.com
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.
Dom DigitalProduzido por ardina.com,
um produto da Dom Digital.