SECÇÃO: Região

Guimarães participa com Embaixadora da Juventude na Rede Europeia de Cidades

foto
A Presidente da Casa da Juventude de Guimarães, Filipa João Pereira, apresenta as políticas de juventude desenvolvidas em Guimarães na Assembleia Geral da Eurocities, em Edimburgo (Escócia), até amanhã, dia 30 de novembro. Guimarães participa neste evento de Rede Europeia de Cidades como aderente da campanha “Cities4Europe - Europe for Citizens”, como ‘chair’ do Grupo Áreas Verdes e Biodiversidade do Fórum Ambiente.

A Eurocities é a rede das principais cidades europeias, composta por governos locais e municipais eleitos das principais cidades europeias. Estão presentes nesta rede 140 das maiores cidades da Europa e outras parceiras, em representação de 39 países.

O objetivo da Eurocities passa por reforçar o importante papel que os governos locais devem desempenhar na estrutura de governança multinível e formar as opiniões das partes, em Bruxelas, de forma a permitir que os governos municipais enfrentem os desafios estratégicos em nível local.

As políticas destinadas aos jovens estão entre as prioridades neste debate internacional. Nesse contexto, Filipa Pereira é a Embaixadora da Juventude de Guimarães.


Embaixadora da Juventude

Filipa João Pereira é arquiteta, técnica de juventude e formadora. Assume a presidência da direção da Casa da Juventude de Guimarães, desde 2016, onde é voluntária desde 2015. O percurso académico passou pelas instituições de Guimarães, tendo frequentado a Secundária Martins Sarmento e a Escola de Arquitetura da Universidade do Minho, onde completou o Mestrado em Cidade e Território.

Viveu em Itália um ano, onde frequentou a Alma Mater Studiorum – Universitá di Bologna e trabalhou num pequeno gabinete de arquitetura local. Concluído o Mestrado em 2015 ingressou uma equipa de arquitetos no Gabinete de Administração da Universidade do Minho e posteriormente um pequeno gabinete em Fafe. Atualmente encontra-se a iniciar um projeto individual, com um gabinete em Guimarães.

Dedica-se ao voluntariado e à presidência da Casa da Juventude, foi ainda pioneira do projeto ReFood Guimarães.
Pertence a outras associações juvenis de Guimarães como a Associação TeenGroup onde é Presidente da Assembleia Geral, os Puzzlianos e Movet+ e com a PASEC de Famalicão.

Recentemente ingressou a equipa de formadores do Conselho Nacional da Juventude onde desenvolve políticas de juventude e realiza trabalho com os jovens e para os jovens.

Email do Jornal: jornal@oconquistador.com
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.
Dom DigitalProduzido por ardina.com,
um produto da Dom Digital.