Arquivo: Edição de 28-06-2013

SECÇÃO: Generalidades

Opiniões que Valem
Quem disse? (57)

foto
Filosofia é conhecimento harmónico, criador da vida harmónica; é disciplina que nos leva à serenidade e à liberdade. Saber é poder, mas só a sabedoria é liberdade.

Boiamos num mar de racionalização e dúvida. No meio da praia-mar de conhecimentos novos e de surto do poder, sentimo-nos insertos dos nossos propósitos, dos nossos valores, dos nossos fins imediatos.

Os filósofos radicais da filosofia, bem como os filósofos ateus, queixam-se que a filosofia é, e foi transformada em “criada de quarto” da teologia. Será obscuridade filosófica ou falta de honestidade?

Os animais não mentem nem fazem literatura, ao contrário dos homens. Eis uma das diferenças que distingue uns de outros.

Homens pouco seguros da própria integridade mental fogem dos problemas vitais da existência humana; a cada momento o grande laboratório da vida poderá desmascarar a sua mentirazinha e deixá-los nus e tiritantes em face da verdade.

A filosofia foi a orgulhosa senhora do mundo intelectual, com servidores tomados do mais alto; hoje, despida de beleza e poder, vive à margem, sem reverência de ninguém, à excepção de Bergson.

A agricultura foi promovida a indústria, a aldeia foi transformada em cidade e a cidade em metrópole; isso deprimiu a arte, pôs fim à aristocracia, abalou o casamento, quebrou o código moral, elevou a excitação acima do contentamento, roubou-nos o melhor da fé religiosa e deu-nos em troca uma filosofia da vida puramente mecânica e fatalista.

Verificamos que surgem de repente, cem mil políticos e nem um só estadista; movemo-nos sobre a terra a altas velocidades, mas não sabemos para onde vamos, nem qual o fim da viagem, bem como a felicidade a obter.

A obscuridade do pensamento moderno fez com que a divina filosofia ficasse entregue a novelistas inferiores, cujos toques se afastam em excesso do mundo real. Ora a filosofia, é o amor à verdade.

Perdemos a perspectiva. Deixamos de ser cidadãos para nos tornarmos apenas indivíduos; não temos propósitos que se projectem para além da morte; somos fragmentos de homens, nada mais.

Para criar inimigos não é necessário declarar guerra, basta dizer o que se pensa.

Antes de começares o trabalho de querer modificar o mundo, dá primeiro três voltas dentro de tua casa.
A amizade não é uma relação com alguém a quem se conhece por muito tempo, mas com alguém que se confia em quaisquer circunstâncias.

A vida só pode ser compreendida olhando para trás, mas só pode ser vivida olhando para diante.

Artur Soares
(soaresas@sapo.pt)

Outras Notícias

Outras Notícias da secção Generalidades
· SER SAÚDE

Email do Jornal: jornal@oconquistador.com
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.
Dom DigitalProduzido por ardina.com,
um produto da Dom Digital.