Arquivo: Edição de 13-02-2009

SECÇÃO: Informação Religiosa

Encontros com S. Paulo

Paul, Tito, Corinto e Cristo ou a história do anel verdadeiro
O IV encontro com S. Paulo em Guimarães, realizou-se na noite de vinte e nove de Janeiro último. Cerca de 1000 participantes seguiram encantados a história do amor de Paulo para com a comunidade de Corinto.
Evocando a “história dos três anéis” – uma novela que circulava na Idade Média entre os judeus de Espanha, que aparece recolhida no Decameron, de Boccaccio (1313-1375), e que atingiu a máxima dimensão com o escritor alemão Gotthold Nathan Lessing (1729-1781), que a inclui no seu poema dramático Nathan der Weise (= Natã, o sábio), escrito em 1779 – D. António Couto partiu daí para apresentar o zelo paternal de Paulo e o anel de noivado de Corinto.
A comunidade de Corinto, fundada por Paulo, por volta do ano 50, exige do “Apóstolo” um “trabalho de amor” incansável e é a acção do seu cooperador Tito que, enviado por Paulo a Corinto, faz com que esta comunidade reconstitua o seu anel partido.
A alegria/consolação de Paulo pelo trabalho de cooperação de Tito é verdadeiro testemunho de missão e serviço à Igreja de Cristo Jesus e o Bispo Auxiliar de Braga retirou, oportunas interpelações que dirigiu a todos os participantes:
Qual o grau da minha fidelidade a Cristo?
O que tenho feito para que o meu anel seja verdadeiro?
Os Encontros com S. Paulo permitem aos participantes enriquecer e solidificar a sua adesão a Jesus Cristo e o próximo é no dia 19 de Fevereiro, às 21,30h.
 

foto
Uma Palavra é Melhor do que um Presente, é o título do livro de D. António Couto, da Universidade Católica Editora, lançado nos últimos dias de Janeiro, que dedica o seu último quadro a S. Paulo, e aos desafios que este grande evangelizador nos pode lançar neste ano que a Igreja lhe dedica.
(à venda no Secretariado Regional da Catequese/Colegiada de Nossa Senhora da Oliveira/Guimarães)

Email do Jornal: jornal@oconquistador.com
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.
Dom DigitalProduzido por ardina.com,
um produto da Dom Digital.