Arquivo: Edição de 08-02-2008

SECÇÃO: Informação Religiosa

Ano Centenário dos Missionários do Verbo Divino

Comemorando o centenário da morte de São José Freinademetz e do fundador Santo Arnaldo Janssen, os Missionários da Congregação do Verbo Divino iniciaram o chamado Ano Centenário para, segundo o Padre António Manuel Baptista Lopes, reitor da Comunidade do Verbo Divino em Guimarães, vivendo com S. Arnaldo Janssen e S. José, “aprender a viver como eles viveram, com humildade; humildade diante de Deus e da comunidade humana, de tal maneira que a única linguagem seja o amor para que todo o ser humano a possa acolher, perceber e receber”.
As comunidades de todo o mundo que, com as Missionárias do Espírito Santo e Servas do Espírito Santo da Adoração Perpétua, contam ao todo mais de 9.500 membros estão irmanados nos mesmos sentimentos e nas celebrações.

foto
Foi muito participada a cerimónia em Guimarães, no passado dia 29, à qual presidiu o Arcebispo Primaz, D. Jorge Ortiga, numa celebração com duas dúzias de sacerdotes e muitas famílias e antigos alunos e amigos da Congregação.
“Preciosa é a vida dada pela missão” é o tema das comemorações que, aliás, caracterizou o encontro em assembleia eucarística, já pelas projecções apresentadas da já assinalável história daquela Família Religiosa, particularmente a partir do seu fundador e da actividade de São José Freinademetz, já também pela animação com várias representações bíblicas e ecuménicas
O Padre António Lopes colocou o espírito da celebração na intenção de fazer dela não “apenas um olhar para o passado”, mas sobretudo “renovar o presente e ter os olhos postos no futuro”.
Olhando para o mundo em que vivemos, na sociedade e em Igreja, D. Jorge Ortiga, advertiu que “o tesouro da vida cristã está exactamente na capacidade individual de cada um servir os desígnios de Deus e pediu que “cada um se sinta verdadeiramente protagonista da missão que a Igreja tem para realizar nos tempos que correm”.
Sempre inspirado no tema das comemorações e na vida das colunas da Congregação, Arnaldo Janssen e José Freinademetz, este que consumiu a sua vida e consumou a obra apostólica na China, o Arcebispo primaz elevou a sua voz profética de que apesar de “difícil” é “sublime a acção missionária pedida aos cristãos de hoje”.

Email do Jornal: jornal@oconquistador.com
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.
Dom DigitalProduzido por ardina.com,
um produto da Dom Digital.