Arquivo: Edição de 08-02-2008

SECÇÃO: Informação Religiosa

Bento XVI defende «info-ética»

foto
Bento XVI pediu que os meios de comunicação social não sejam colocados ao serviço dos interesses dominantes e ideologias, impondo “modelos errados de vida pessoal, familiar ou social”.
Na sua mensagem para o 42.º Dia Mundial das Comunicações Sociais, o Papa alerta para o risco de os media “se transformarem em sistemas que visam submeter o homem a lógicas ditadas pelos interesses predominantes de momento”.
“É o caso de uma comunicação usada para fins ideológicos ou para a venda de produtos de consumo mediante uma publicidade obsessiva. Com o pretexto de se apresentar a realidade, de facto tende-se a legitimar e a impor modelos”, atira.
Num texto dedicado ao tema “Os meios de comunicação social: na encruzilhada entre protagonismo e serviço. Procurar a Verdade para compartilhá-la”, Bento XVI considera que “é preciso evitar que os media se tornem o megafone do materialismo económico e do relativismo ético, verdadeiras pragas do nosso tempo”.
O Papa denuncia a tirania das “audiências”, que leva a recorrer “à transgressão, à vulgaridade e à violência”. Existe, adverte ainda, “a possibilidade de serem propostos e defendidos, através dos media, modelos de desenvolvimento que, em vez de reduzir, aumentam o desnível tecnológico entre países ricos e pobres”.
Considerando que, num mundo globalizado, os meios de comunicação social são cada vez mais “parte constitutiva das relações interpessoais e dos processos sociais, económicos, políticos e religiosos”, o Papa frisa que “os media, no seu conjunto, não servem apenas para a difusão das ideias, mas podem e devem ser também instrumentos ao serviço de um mundo mais justo e solidário”.
O 42.º Dia Mundial das Comunicações será celebrado a 4 de Maio de 2008. Esta foi a única celebração mundial decidida pelo Concílio Vaticano II (“Inter Mirifica”, 1963), sendo celebrada na maioria dos países no Domingo que antecede a Solenidade de Pentecostes. A Mensagem do Papa para este dia é tornada pública no dia 24 de Janeiro, dia de S. Francisco de Sales, patrono dos jornalistas e dos escritores católicos.

A. E.

Email do Jornal: jornal@oconquistador.com
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.
Dom DigitalProduzido por ardina.com,
um produto da Dom Digital.