Arquivo: Edição de 15-09-2006

SECÇÃO: Informação Religiosa

foto
Padre Jorge Pais dos Santos

Na Casa Sacerdotal de S. Martinho de Dume, em Braga, no passado dia 20 de Agosto, faleceu, com 87 anos de idade, o Padre Jorge Pais dos Santos.
Durante cerca de 30 anos, o Padre Jorge coadjuvou o saudoso Monsenhor António Araújo Costa no serviço pastoral da paróquia de Nossa Senhora da Oliveira, em actividades do Centro Pastoral D. António Bento Martins Júnior, designadamente do Centro de Iniciação Vocacional Insigne Colegiada (CIVIC), na capelania da Misericórdia e como assistente espiritual das Colaboradoras da Família (Obra de Santa Zita). Ficou bem marcada, por outro lado, a colaboração apaixonada que deu a este jornal, então Colina Sagrada, como redactor principal. Desempenhou também com muito entusiasmo, durante alguns anos, o cargo de professor de Educação Moral e Religiosa na Escola Secundária da Veiga.
O Padre Jorge Pais dos Santos nasceu na freguesia de São Pedro de Rates, Póvoa de Varzim, a 6 de Junho de 1919 e recebeu a ordenação sacerdotal em 1944.
Até 1969, altura em que veio para Guimarães, foi vigário cooperador de Vila Nova de Famalicão, pároco de Vila Chã e S. Tiago, em Ponte da Barca, de Sequeira, em Braga, e vigário cooperador de Vila das Aves.
Quando atingiu a aposentação como docente, foi nomeado pároco de Cunha, em Braga, até que, vítima de alguns acidentes, recolheu à Casa Sacerdotal, não deixando, porém, de prestar os serviços pastorais que as limitadas forças lhe permitiam.
Ao registar o acontecimento da partida do Padre Jorge para o Pai, O CONQUISTADOR fá-lo também como preito de homenagem e gratidão a quem, em circunstâncias bem difíceis, soube servir a imprensa regional de inspiração cristã.
A celebração exequial decorreu em S. Pedro de Rates, no dia 23, em cujo cemitério foi sepultado.

Email do Jornal: jornal@oconquistador.com
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.
Dom DigitalProduzido por ardina.com,
um produto da Dom Digital.