Arquivo: Edição de 14-07-2006

SECÇÃO: Informação Religiosa

Leituras e Mensagens...

foto
151.° – Biografia do Cardeal D. José Saraiva Martins
O Cardeal José Saraiva Martins nasceu em 1932, em Gagos do Jarmelo, na Diocese de Guarda, Província de Beira Alta, em Portugal, de pais profundamente cristãos. Ele é o sexto dos oito filhos; destes a caçula, Irmã Cassiana, é Missionária em Angola.
Tendo entrado no Seminário Menor em Outubro de 1944 e feito o Noviciado junto aos Padres Claretianos em Carvalhos, emitiu a Profissão Religiosa aos 22 de Agosto de 1950. Em 1953 estabeleceu-se em Roma, onde aperfeiçoou os estudos teológicos, obtendo a Licença em teologia em 1957, na Pontifícia Universidade Gregoriana. Completou o currículo de estudante conseguindo a Láurea em Teologia junto à Pontifícia Universidade de Santo Tomás de Aquino em 1958. Em 1957 foi ordenado sacerdote na Igreja do Sagrado Coração, na Praça Navona, em Roma.
Entre as suas atribuições académicas encontram-se as seguintes:
– Decano da Faculdade de Teologia da Pontifícia Universidade Urbaniana de 1947 a 1977.
– Presidente do Comitê dos Decanos das Faculdades de Teologia de Roma de 1974 a 1977.
– Reitor Magnífico da Pontifícia Universidade de 1977 a 1980, de 1980 a 1983, e de 1986 a 1988, experiência que lhe deu a ocasião de visitar numerosos países do mundo missionário.
– Presidente do Comitê dos Reitores das Universidades e Ateneus Pontifícios de Roma de 1978 a 1983, e depois ainda de 1986 a 1988.
No campo da teologia o Professor José Saraiva Martins produziu cerca de 20 livros e opúsculos, mais 250 entre artigos e escritos de carácter científico e de vários géneros publicados em diários, periódicos, revistas internacionais e colecções. Na sua vasta produção Padre Saraiva idealizou, dirigiu e editou várias obras conjuntamente, consideradas de alto valor no campo da pesquisa teológica.
Aos 26 de Maio de 1988 o Santo Padre João Paulo II nomeou Dom José Saraiva Martins Secretário da Congregação para a Educação Católica, elevando-o ao mesmo tempo à dignidade de Arcebispo destinando-o à Igreja Titular de Tuburnica. Foi consagrado Bispo pelo Eminentíssimo Cardeal Agostinho Casaroli, naquela época Secretário de Estado, a 2 de Julho de 1988 na Basílica dos Santos Doze Apóstolos em Roma.
A 30 de Maio de 1988, o Papa chama-o a dirigir o Dicastério Vaticano das Causas dos Santos e sucessivamente é nomeado também Membro da Congregação para os Bispos (19 de Novembro de 1998); Membro da Congregação do Culto Divino e da Disciplina dos Sacramentos. (a 22 de Abril 1999). Na sua qualidade de Prefeito da Congregação das Causas dos Santos levou a Congregação a concluir muitos importantes causas de Servos e Servas de Deus e de Veneráveis apresentadas ao Santo Padre.
Na sua qualidade de Prefeito da Congregação das Causas dos Santos levou a Congregação a concluir muitos importantes causas de Servos e Servas de Deus e de Veneráveis apresentadas ao Santo Padre para a beatificação e canonização, entre as quais a de Santa Faustina Kowalska, de Santa Edith Stein, dos Santos Mártires Chineses, de Santa Josefa Bakita, de São Pio de Pietrelcina, de São José Maria Escrivá de Balaguer, dos Bem-Aventurados Papa Pio IX e Papa João XXIII, dos Bem-Aventurados Pastorinhos de Fátima, as mais pequenas crianças não-mártires elevadas às honras dos Altares e de Madre Teresa de Calcutá.
José Saraiva foi inserido entre membros do Colégio Cardinalício por sua Santidade João Paulo II no Consistório Público de 21 de Fevereiro de 2001, recebendo a Igreja Titular de Nossa Senhora do Sagrado Coração, que está na Praça Navona, Título do qual tomou Posse em Abril do mesmo ano de 2001, recordando com emoção a Ordenação Sacerdotal acontecida naquela mesma antiga Igreja romana.
Ao longo da trajetória desta já tão grande série de serviço à Igreja, o Cardeal, além do trabalho desenvolvido no campo do ensino académico e depois na Cúria-Romana, tem exercido fielmente o ministério pastoral aos domingos e no tempo livre de seu Ofício, dirigindo-se de boa vontade a muitas paróquias de Roma, nas vizinhanças e a várias localidades italianas e do exterior, convidado e requisitado pelos párocos, institutos religiosos e movimentos eclesiais.

Pe. Armando
09/07/2006

Email do Jornal: jornal@oconquistador.com
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.
Dom DigitalProduzido por ardina.com,
um produto da Dom Digital.