Arquivo: Edição de 14-07-2006

SECÇÃO: Região

Museu de Alberto Sampaio

Jantar no Museu à Sombra da Oliveira
Uma noite em cheio, assim podemos chamar-lhe, foi a vivida na passada sexta-feira, dia 7, no Museu de Alberto Sampaio por perto de uma centena de convidados.
O programa teve início nos jardins do Museu com a assinatura do Protocolo entre a IBM e o IPM:
A IBM Portugal e o Instituto Português de Museus, nas pessoas dos seus Presidentes, respectivamente José Joaquim de Oliveira e Manuel Bairrão Oleiro, assinaram um protocolo de colaboração com vista à disponibilização de dois quiosques multimédia nas instalações do Museu de Alberto Sampaio. A partir de agora os visitantes deste Museu, turistas ou alunos de arte, arquitectura ou história, terão acesso ao espólio cultural do Museu Hermitage em São Petersburgo ou a consultas virtuais à estátua Fiorentina Pietà, de Miguel Ângelo, restaurada com recurso a tecnologia multimedia da IBM. Presidiu o Dr. António Magalhães, presidente da Câmara Municipal de Guimarães.

foto
Na circunstância, a Drª. Isabel Maria Fernandes referiu factos e personalidades que marcaram a sua função como directora do Museu; agradeceu a colaboração recebida de pessoas e instituições, desde alguns mecenas até aos técnicos e funcionários do Museu e aproveitou a ocasião para anunciar um objectivo a concretizar de imediato: publicação de uma monografia intitulada “Mestres ourives de Guimarães; séculos XVII e XIX”, da autoria da Drª. Manuela Alcântara.
Para a realização desta publicação “necessita o Museu de Alberto Sampaio de conseguir reunir cerca de 50.000 euros”; apelou por isso, ao apoio mecenático. “A obra terá elevado rigor científico e gráfico, será bilingue (portu-guês/inglês) terá o formato 250x290, 250 páginas, impressa a quatro cores, com capa dura e sobrecapa.
Todas as contribuições disse, serão bem-vindas, constando na referida obra os nomes das empresas ou particulares que decidirem dar o seu apoio a este projecto com um montante igual ou superior a mil euros (1000 euros).
As empresas e particulares que participarem na campanha para a publicação desta obra fundamental para o conhecimento da ourivesaria vimaranense passarão a ser considerados membros do Clube de Mecenas do Museu de Alberto Sampaio.
O Jantar foi animado com Música da Índia: Franklin Pereira e Jonatham Saldanha apresentaram, em instrumentos de música clássica da Índia – sitar e tabla –, o «raga» Myan ki Malhar, criado na corte Mogol dos séculos XVI e XVII.
Os primeiros minutos do recital foram tocados em vasos de música e címbalo do Tibete, com a participação de Ana Caldas.
Durante o Café decorreu a apresentação do Teatro de Marionetas intitulado: «Como D. João I tomou a vila de Guimarães!». Fernão Lopes, cronista de D. João I, conta-nos com todo o pormenor, na «Crónica de D. João I», o modo como este comarca, em 1385, tomou Guimarães.
Depois foi a inauguração dos Quiosques Multimédia doados pela IBM:
Os dois quiosques oferecidos pela IBM ao Museu de Alberto Sampaio ficam em espaços distintos do Museu: um, o que nos permite conheçer o Museu Hermitage, situa-se junto à recepção, no átrio de acesso ao claustro; o outro, que nos dá a conhecer o restauro da Pietà, de Miguel Ângelo, situa-se na Sala Aljubarrota, bem perto do tríptico de prata oferecido por D. João I a Nossa Senhora da Oliveira.
Experiência interessante foi a visita ao Museu através dos Roteirinhos recentemente editados pelos Amiguinhos do Museu de Alberto Sampaio e realizados pelo Serviço Educativo do Museu.
Neste serão de Museu à Noite mereceu particular atenção a visita guiada pela própria directora do Museu à exposição de escultura “Momentos de Paulo Neves”.

Email do Jornal: jornal@oconquistador.com
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.
Dom DigitalProduzido por ardina.com,
um produto da Dom Digital.