Arquivo: Edição de 14-07-2006

SECÇÃO: Região

Padre Carlos Mesquita

Homenagem da V. O. T. de S. Francisco nas suas bodas de ouro sacerdotais
Na comemoração dos seus 50 anos de sacerdócio, a Mesa Administrativa da Venerável Ordem Terceira de São  Francisco quis patentear a admiração e apreço para com o seu capelão Padre Carlos Hermenegildo de Carvalho Mesquita.
Poucos meses após a sua passagem à situação de reforma, este sacerdote em boa hora foi nomeado reitor da igreja e capelão da V OT. de São Francisco.
Carregado de notável experiência adquirida no exercício de diversificadas missões, o Pare Mesquita trouxe para São Francisco uma capacidade bem amassada para resistir aos “estragos” da idade. E assim é que, na sua pessoa, o confidente, o amigo, o conselheiro, o director espiritual, fundem-se numa palavra só: doação sacerdotal.
Nesta faixa etária, que muitos chamam outono da vida, o capelão tem posto a render os seus talentos, quais frutos amadurecidos da sua constante dedicação e fidelidade aos compromissos sacerdotais.
O gesto que materializa, por parte da Ordem, o apreço e reconhecimento é um quadro a óleo da autoria do Mestre Adelino Ângelo e que foi descerrado numa cerimónia simples, mas cheia de carinho, no passado dia 11.
O Padre Carlos Hermenegildo de Carvalho Mesquita nasceu em Vermil, deste concelho, a 12 de Julho de 1933 e recebeu a ordenação sacerdotal em Braga, no dia 8 de Julho de 1956.
Iniciou a sua carreira sacerdotal como elemento da equipa formadora do Seminário de São Tiago, Braga, vindo depois para pároco de Santa Marinha da Costa, ao mesmo tempo que assumia o cargo de director do Colégio Egas Moniz e professor do Liceu Nacional de Guimarães (Escola Martins sarmento).
Com a eclosão da guerra no ex-Ultramar Português em 1961, o Padre Mesquita aceitou servir o Exército como capelão.
Por entre comissões de serviço no Exército, desempenhou a função de director interno das Oficinas de São José (entro Juvenil de São José), pároco de São Martinho de Sande e professor de Religião e Moral na Escola Industrial e Comercial de Guimarães (Escola Secundária Francisco de Holanda).
Desde os anos setenta que o Padre Carlos Mesquita integrou definitivamente os quadros do Exército tendo-se aposentado com a patente de Tenente-Coronel. Há 10 anos está entre nós a tempos inteiro em São Francisco.
O CONQUISTADOR junta-se a esta justa homenagem com votos da melhor saúde para o desempenho daquilo que o Padre Mesquita gosta de ser: sacerdote de dimensão inteira.

Email do Jornal: jornal@oconquistador.com
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.
Dom DigitalProduzido por ardina.com,
um produto da Dom Digital.