Arquivo: Edição de 16-06-2006

SECÇÃO: Região

Comemorações da Batalha de São Mamede | Dia Um de Portugal

Em 24 de Junho celebra-se em Guimarães, uma efeméride muito especial: 24 de Junho de 1128, o alvor da Nacionalidade. Na Batalha de S. Mamede concretizou-se o propósito, com D. Afonso Henriques, de levar por diante o projecto de uma Nação livre e independente.
O Município de Guimarães tem assinalado condignamente esta data, cujo carácter deveria interessar todo o País.
Desde há anos, a circunstância é aproveitada para distinguir personalidades e instituições. Este ano vão ser galardoadas as seguintes entidades:
 
Grupo Folclórico da Corredoura - medalha mérito associativo, em prata
Fundado em 1 de Março de 1956, o Grupo Folclórico da Corredoura comemora, em 2006, 50 anos de actividade ininterrupta. Em resultado de um intenso trabalho de pesquisa dos usos e costumes da sua região, o Grupo apresenta-se habitualmente com trajes dos séculos VXIII / XIX, considerados dos mais genuínos e autênticos.

foto
 
Venerável Ordem Terceira de São Francisco - medalha mérito social, em ouro
Fundada em 1427, e posteriormente restaurada em 1615, à Venerável Ordem Terceira de São Francisco pertenceram, ao longo dos séculos, inúmeras figuras históricas portuguesas. Tendo sido criada com o objectivo de “socorrer na pobreza os seus irmãos mais necessitados”, a Ordem conheceu, sobretudo no século XIX, um período de grande actividade cívica e social, durante o qual construiu um hospital, uma escola dedicada ao ensino de aritmética e geometria aplicadas à indústria, duas escolas de instrução primária, de frequência gratuita, e para ambos os sexos, bem como oficinas de ensino profissional de tipografia, encadernação e carpintaria. 
 
foto
Casa de Sezim - medalha mérito industrial, em ouro
A modernização das vinhas da Casa de Sezim começou a fazer-se em 1978, quando os actuais proprietários receberam a propriedade.
Assente numa visão empresarial e no apoio dos caseiros, os vinhos da Casa de Sezim cedo se destacaram neste competitivo mercado, tendo alcançado, em 1985, o galardão de Melhor Vinho Verde em concurso da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes.
 
foto
J. Pereira Fernandes, S.A. - medalha mérito industrial, em ouro
João Pereira Fernandes iniciou em 1933 uma empresa em nome individual que tinha como actividade a tecelagem. A evolução registada na sua actividade fez com que, já em 1970, se dedicasse, não só à tecelagem, mas também à fiação, tinturaria, acabamentos e confecção, completando, assim, todo o processo de produção de tecidos, com realce para os têxteis-lar.
 
Grupo Petrotec - medalha mérito industrial, em ouro
Num dos sectores mais importantes para a economia, o Grupo Petrotec é uma das suas maiores referências, ou não fosse um dos cinco maiores fabricantes do Mundo na produção de equipamentos para as áreas de distribuição e retalho da indústria petrolífera, um estatuto e um prestígio alcançados, por direito próprio, em pouco mais de duas décadas de actividade.

Email do Jornal: jornal@oconquistador.com
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.
Dom DigitalProduzido por ardina.com,
um produto da Dom Digital.