Arquivo: Edição de 12-05-2006

SECÇÃO: Região

foto
Ordenação de Diácono

José António Ribeiro de Lima Carneiro, de São Torcato, deste concelho e arciprestado,  colaborador neste quinzenário, foi ordenado diácono pelo senhor Arcebispo Primaz, D. Jorge Ortiga, no domingo dia 7 de Maio, na igreja do Seminário Conciliar de Braga.
A ordenação ocorreu no Dia Mundial de Oração pelas Vocações, Dia do Bom Pastor e  dia da Mãe. Na ordenação  D. Jorge referiu que "a vocação é sempre um dom de Deus à família mas, simultaneamente, ela é um dom da família. As vocações nascem e desenvolvem-se nas famílias e estas deveriam assumir-se como viveiro onde o clima do amor de Deus experimentado convida a entregar-se".
É próprio do ministério diaconal a administração do Baptismo, a custódia e distribuição da Eucaristia, a assistência ao Matrimónio. Além disso, o diácono leva o Viático (Eucaristia) aos doentes, instrui os fiéis na Escritura, preside ao culto e oração dos fiéis, administra os sacramentais e preside aos ritos de funeral e sepultura. No fundo, consagra a sua vida à caridade, que é a própria essência do seu ministério.
Com a ordenação diaconal acontece a entrada na vida clerical e a incardinação na diocese. Pela aceitação livre do celibato, o diácono consagra-se por inteiro a Cristo e pela oração da Liturgia das Horas suplica a Deus Pai pela salvação do mundo.

Email do Jornal: jornal@oconquistador.com
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.
Dom DigitalProduzido por ardina.com,
um produto da Dom Digital.