Arquivo: Edição de 12-05-2006

SECÇÃO: Informação Religiosa

Cristo, luz do meu caminho

Nos dias 6 e 7 de Maio, Fátima acolheu milhares de jovens em mais uma jornada Fátima Jovem. Com o tema «Cristo, luz do meu caminho», os Jovens da Oliveira peregrinaram até junto dos pés de Maria.
O sábado começou cedo com a abertura da exposição “Caminhos de luz. Novos tempos – novos lugares na pastoral juvenil em Portugal” no Centro Pastoral Paulo VI e com a coordenação do Pe Rui Alberto (Salesianos). Da parte da tarde, os encontros foram diocesanos e em locais predefinidos, para às 17h nos juntarmos no Paulo VI que estava repleto de jovens e de caras que estiveram connosco nas Jornadas Mundiais em Colónia no ano passado. Com a coordenação das dioceses de Leiria-Fátima e de Aveiro fizemos a saudação a Nossa Senhora e a Oração Mariana. Foi um momento importante pois foram levantadas muitas questões que nós jovens nem sempre estamos dispostos a responder. O jovem Pe Nuno pôs-nos a pensar naquilo que andamos a fazer com o Espírito Santo que recebemos no dia do nosso Crisma. Fizemos silêncio, rezámos, cantámos, estivemos em comunhão.

foto
Á noite a escadaria do Santuário iluminou-se com as velas dos jovens para o terço missionário e para a procissão de velas onde cada um de nós põe aquilo que vai na nossa alma. Em cada dezena, perguntávamos a Maria: «O que é que Vossemecê quer de mim?». No final decorreu uma vigília no PauloVI com o tema “A minha vocação é o Amor” (Santa Teresinha).
No domingo, às 11h tivemos a missa presidida pelo Bispo de Coimbra, que dirigiu a homilia às vocações e ao Bom Pastor. Na acção de graças foi realizado uma celebração de envio coordenada pelo Pe. Tony Neves e pelos Jovens sem Fronteiras e, no final, D. Serafim dirigiu-se aos jovens lembrando-nos as nossas mães e a nossa Mãe. Perguntou-nos se queríamos na nossa vida uma luz tão grande como Jesus, nós respondemos que sim; perguntou-nos se acolhíamos Maria em nossa casa como o discípulo preferido de Jesus, nós respondemos que sim. Sempre sim.
«Cristo, luz do meu caminho» foi o nosso motivo, o nosso compromisso perante o altar do mundo. Consagramo-nos a Nossa Senhora, que como nossa Mãe, acolhe as nossas esperanças, as nossas tristezas, as nossas dúvidas, os nossos objectivos e os torna em Fé.
Até sempre, Senhora…

Daniela
(Grupo Jovens N. Senhora Oliveira - Guimarães)

Email do Jornal: jornal@oconquistador.com
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.
Dom DigitalProduzido por ardina.com,
um produto da Dom Digital.