Arquivo: Edição de 13-04-2006

SECÇÃO: Região

Bênção da Capela
Fundação Casa do Paço

A Fundação Casa do Paço sedeada em Airão S. João no passado dia vinte e cinco de Março pelas quinze horas procedeu à benção da sua capela, presidindo à cerimónia Sua Excelência o Senhor Arcebispo Primaz de Braga D. Jorge Ortiga, tomando parte da mesma o Senhor Arcebispo Emérito D. Eurico Dias Nogueira. A cerimónia da bênção decorreu no dia litúrgico dedicado à Anunciação do Senhor.

foto
O local de culto religioso é dedicado a Nossa Senhora das Preces implantado no espaço onde, há mais de trezentos anos, estava edificava uma Capela que foi entretanto destruída, ficando a propriedade conhecida por “campo da capela”. Existem relatos da época que descrevem rituais de culto a Nossa Senhora das Preces, mais precisamente procissões em sua honra que se dirigiam das freguesias circunvizinhas à Quinta do Paço, onde existia a antiga Capela. Este local de culto fazia parte do conjunto arquitectónico da Casa do Paço, casa senhorial do século XVII.
A Fundação Casa do Paço é uma Instituição Particular de Solidariedade Social que desenvolve a sua acção através das valências sociais de Lar de Idosos, Apoio Domiciliário e de Centro de Dia. No seu edifício sede, denominado “Lar Nossa Senhora das Preces” acolhe trinta e seis idosos oriundos de concelhos, como Mondim de Basto, Coimbra, Lisboa, Funchal e Guimarães. A valência de Apoio Domiciliário abrange dezoito idosos da freguesia de Airão S. João, das freguesias vizinhas de Airão Santa Maria e Oleiros S. Vicente e ainda de Escudeiros S. Pedro do concelho de Braga. Nesta valência são desenvolvidos serviços de apoio ao idoso, como a higiene pessoal, alimentação, tratamento de roupas, serviços de limpeza e outros de ajuda às necessidades mais prementes dos utilizadores.
Para finalizar, a valência de Centro de Dia que desenvolve a sua acção nas freguesias de Airão S. João e Oleiros S. Vicente conta com seis idosos, estando sedeada no edifício sede da Fundação.

Fernando Jorge Ferreira Gomes

Email do Jornal: jornal@oconquistador.com
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.
Dom DigitalProduzido por ardina.com,
um produto da Dom Digital.