Arquivo: Edição de 27-01-2006

SECÇÃO: Região

Museu de Alberto Sampaio

foto
É o novo “menino” que nasceu no Museu de Alberto Sampaio, conforme a qualificação da directora do mesmo, Dr.ª Isabel Maria Fernandes.
Pedra basilar para o conhecimento e divulgação do museu, o roteiro das colecções do Museu é uma edição do Instituto Português de Museus e do Museu de Alberto Sampaio.
Ainda segundo as palavras da Dr.ª Isabel Fernandes o roteiro do Museu de Alberto Sampaio foi entendido como uma pedra viva, um espaço para reencontro das colecções que compõem o museu, estejam ou não expostas.
Os textos integrados neste roteiro foram escritos por vários autores – Celina Bastos, Isabel Maria Fernandes, Manuela de Alcântara Santos, Mário Jorge Barroca, Natália Marinho Ferreira Alves, Rafael Salinas Calado, Teresa Alarcão, Vitor Serrão, e, por isso, correspondem a vários olhares sobre as colecções mais emblemáticas do Museu – a ourivesaria, a pintura, a talha, o têxtil, a cerâmica, o mobiliário, a epigrafia e a torêutica. Trata-se de uma visão panorâmica, de um despertar para outros olhares, para outras visões, para outros caminhos.
Com a publicação do seu roteiro o museu trilha um novo caminho, vai ter a lugares próximos e longínquos, levando no seio os condimentos necessários para que o leitor possa fruir e conhecer as peças que o museu possui. É simultaneamente um instrumento de deleite e de conhecimento.
O livro em português e inglês tem 208 páginas.

Email do Jornal: jornal@oconquistador.com
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.
Dom DigitalProduzido por ardina.com,
um produto da Dom Digital.