Arquivo: Edição de 13-01-2006

SECÇÃO: Região

Sociedade Martins Sarmento

foto
No seu plano de actividades para 2006, a Sociedade Martins Sarmento prosseguirá no desenvolvimento dos projectos relacionados com várias frentes.
Em Briteiros prosseguirão ainda os trabalhos preparatórios da candidatura a Património da Humanidade da rede da cultura castreja do noroeste peninsular, onde a Citânia de Briteiros se assume como um dos sítios arqueológicos mais emblemáticos.
Com o apoio da Universidade do Minho e com utilização de recursos e equipamentos disponíveis, será criado um novo espaço de exposição permanente, com uma concepção museeológica contemporânea que disponibilize informação acessível ao público não-especializado, com a preocupação de ajudar a perceber a relevância das colecções arqueológicas da Sociedade. Nesta fase, esta área expositiva ficará instalada na ala virada a sul e a poente do piso inferior do edifício-sede da Sociedade, prevendo-se o seu futuro alargamento para espaços a construir.
No que se refere à biblioteca continuará, em colaboração com a Universidade do Minho, o processo de catalogação e colocação on-line do inventário da Biblioteca da Sociedade. No início do ano, ficará disponível o catálogo do Fundo Local.
Ainda com a colaboração da Universidade do Minho, continuará o trabalho de catalogação da nossa Biblioteca, com o apoio de meios técnicos, informáticos e humanos da Universidade do Minho.
Será dada continuidade aos trabalhos de digitalização e colocação on-line dos acervos documentais da Sociedade. No primeiro trimestre de 2006 serão disponibilizados os jornais que se publicaram em Guimarães até ao ano de 1930, pertencentes ao acervo da Hemeroteca da Sociedade.
Está prevista a realização, com organização da Casa de Sarmento - Centro de Estudos do Património e apoio logístico da Sociedade, de um curso de iniciação à conservação e restauro de artes decorativas, dirigido a público não especializado, e de um curso de conservação e restauro de edifícios, direccionado para técnicos dos sectores da arquitectura e da construção civil.
A Casa de Sarmento continuará a dar apoio à Sociedade no âmbito das actividades de serviço educativo desenvolvidas pela Sociedade. Além das actividades de animação do Museu Arqueológico, nomeadamente de apoio a visitas de grupos escolares, está previsto um conjunto de acções junto de escolas do primeiro ciclo do Ensino Básico (projecto “O Museu vai à Escola”, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Guimarães).

Email do Jornal: jornal@oconquistador.com
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.
Dom DigitalProduzido por ardina.com,
um produto da Dom Digital.