Arquivo: Edição de 30-12-2005

SECÇÃO: Generalidades

Movimento de Trabalhadores Cristãos
LOC/MTC - Diocese de Braga

“Não tenhais medo…”
(Lucas 2,10)
O Deus-Menino nasce neste
Natal para nos educar na coragem
Chegamos a esta época de Natal com uma enorme carga de medo. O medo espalha a sensação de perda: teme-se perder o emprego, o salário, a promoção, a reforma, o amor na família, os amigos… O medo pode ser uma forma de escravidão. E, contudo, o Anjo continua a anunciar aos pastores: “Não tenhais medo”.
Mas, para abolir o medo é necessário eliminar as causas que o geram e varrer o sentimento de fraqueza que desperta em nós. É preciso resistir, ser corajoso, participar na construção de uma sociedade mais justa e fraterna.

foto
É urgente substituir a cultura do medo pela cultura da coragem e podemos fazê-lo na prática da Revisão de Vida Operária: lucidez no VER as causas, não saltando no escuro; fé no JULGAR os problemas cruciais da vida humana para persistir nos nossos ideias; audácia no AGIR, com a alma e com o coração, empenhando a vida e não só as palavras.
A coragem não é uma simples dádiva milagrosa mas uma construção! A coragem supera o medo sempre que denunciamos as injustiças e a falta de dignidade no mundo do trabalho; que participamos activamente nos sindicatos, nas associações, nas autarquias, etc, dando aí o nosso contributo de cidadania; que defendemos e vivemos os valores da solidariedade, partilha, da sobriedade no consumo e no estilo de vida; que incentivamos o diálogo, a tolerância, o espírito crítico e o perdão. Sempre que o fazemos estamos a viver a coragem e a renegar o medo.
Mas só encontra esta qualidade de coragem para agir aquele que acredita que Deus nasceu dentro da História. O Deus-Menino nasce neste Natal para nos educar na coragem! Como perguntava São Paulo: “Se Deus está connosco, quem será contra nós?” Por isso não tenhais medo, “Eu estarei convosco até ao fim dos tempos”, diz Jesus.

Natal 2005
Equipa Diocesana da LOC/MTC

Email do Jornal: jornal@oconquistador.com
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.
Dom DigitalProduzido por ardina.com,
um produto da Dom Digital.