Arquivo: Edição de 11-11-2005

SECÇÃO: Região

Curso de Formação de Formadores no Cybercentro

A Fundação para a Divulgação das Tecnologias de Informação (FDTI) vai realizar no Cybercentro de Guimarães o curso “Formação Pedagógica Inicial de Formadores”. A acção terá início no próximo dia 21 de Novembro e as inscrições já estão abertas.
Nesta acção formativa com 100 horas de duração, serão ministrados conceitos fundamentais de formação profissional, comunicação pedagógica, comportamento humano e dinâmica de grupos, planificação, avaliação da formação, entre outras matérias. Este curso apresenta de uma forma clara, e recorrendo a uma metodologia teórico-prática, os conhecimentos essenciais à formação de formadores.
O objectivo desta acção passa por caracterizar os sistemas de formação, com base nas finalidades, nos públicos-alvo e nas tecnologias utilizadas, identificar a legislação nacional e comunitária que regulamenta a Formação Profissional, enunciar as competências e capacidades necessárias à actividade de formador, além de discriminar as competências exigíveis ao formador nos sistemas de formação.
Ao mesmo tempo, pretende-se preparar, desenvolver e avaliar sessões de formação, identificar os aspectos pedagógicos considerados mais importantes no processo de ensino-aprendizagem, propor soluções alternativas, apresentar sugestões de estratégias pedagógicas diversificadas, exercitar competências de análise e de auto-análise relativamente a comportamentos observados no desenvolvimento de uma sessão de ensino-aprendizagem e comparar o nível de competências pedagógicas adquiridas ao longo do processo formativo, com o nível de desempenho demonstrado no início da acção.
No que diz respeito à estruturação dos objectivos da formação, o curso vai promover a sua hierarquização de acordo com os domínios do saber. Na avaliação da aprendizagem, pretende-se distinguir diferentes níveis de avaliação dos resultados de formação, construir e aplicar instrumentos de avaliação em função dos objectivos previamente definidos que permitam verificar e controlar os resultados da aprendizagem, a eficiência e a eficácia da formação, além de identificar causas de subjectividade na avaliação.
A formação, que contempla dez módulos, terminará com uma apresentação multimédia, onde o objectivo passa por desenvolver, aplicando os conhecimentos adquiridos ao longo da formação, apresentações multimédia que enriqueçam o processo formativo.
Recorde-se que a FDTI, fundada em 1991 pelo Instituto Português da Juventude e pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional, tem como missão a formação e qualificação em Tecnologias de Informação e da Comunicação da população em geral, em particular dos jovens, sustentada por projectos de investigação e desenvolvimento e assente em princípios de qualidade, éticos e sociais, que contribuam para o desenvolvimento sustentado da sociedade. Este curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores é homologado pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional.

Email do Jornal: jornal@oconquistador.com
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.
Dom DigitalProduzido por ardina.com,
um produto da Dom Digital.