Arquivo: Edição de 11-11-2005

SECÇÃO: Região

MARIA - Exposição no Museu Pio XII

Maria: assim se intitula a exposição que estará patente ao público, no Museu Pio XII, entre os dias 5 de Dezembro de 2005 e 8 de Janeiro de 2006.
Os visitantes poderão contemplar um conjunto de 33 esculturas de Nossa Senhora, feitas em mármores de todo o mundo. E mais do que contemplar, poderão tocar, poderão ter Nossa Senhora nas mãos, quase como se fosse um objecto anti-stress.
O próprio artista, Guido Dettoni della Grazia, explica que todas as suas obras se vêem com as mãos e se tocam com os olhos. Quando alguém mexe numa sua escultura de Nossa Senhora, “vê-a de muitas maneiras. Vê-a ajoelhada, vê-a com o cântaro a ir à fonte, vê-a à espera de bebé, vê-a com o Menino e, virando-a, ainda a vê como uma pomba da paz. Quer dizer, tudo isto está contido num só objecto”.
Nascido em Milão, em 1945, Guido Dettoni della Grazia estudou em Dusseldorf e na Academia de Belas Artes de Viena. Fixou residência em Barcelona. Mas tem corrido mundo: da Venezuela ao Mónaco da Baviera, da Nigéria à República do Benim, da China a Jerusalém, do México a Portugal…
Expôs em Barcelona, em Tarragona, em Roma, em Tortosa, em Girona, em Assis, em Verona, em Saragoça, em Palma de Maiorca, em Frankfurt (curiosamente, a convite da Igreja Luterana), em Santiago de Compostela, em Salamanca… Nos últimos tempos, a exposição tem estado na Igreja de Santa Isabel, em Lisboa.
Coube a Guido Dettoni a honra de ter uma obra exposta na Basílica de S. Francisco de Assis, feito por ninguém mais conseguido depois do pintor Giotto.
Certamente que a exposição “Maria nas mãos” constitui um evento a não perder, enquadrando-se nas celebrações do dia da Arquidiocese – dia 5 de Dezembro, em que se celebra S. Geraldo -, e nas celebrações do Advento, Natal, dia mundial da Paz e Festa dos Reis

Email do Jornal: jornal@oconquistador.com
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.
Dom DigitalProduzido por ardina.com,
um produto da Dom Digital.