Arquivo: Edição de 11-11-2005

SECÇÃO: Região

Museu Alberto Sampaio

foto
Doação do Busto do Comendador Alberto Pimenta Machado
Armindo Pimenta Machado, neto do Comendador Alberto Pimenta Machado, doou ao Museu Alberto Sampaio o busto de seu avô bem como a placa de prata comemorativa das bodas de prata da sua casa comercial – Alberto Pimenta Machado & Filhos, e ainda a fotografia emoldurada do mesmo comendador.
O busto oferecido ao Museu, e executado pelo escultor António de Azevedo, foi realizado para comemorar as bodas de prata da firma Alberto Pimenta Machado & Filhos (1919-1944), criada pelo comendador Alberto Pimenta Machado. O busto foi colocado sobre um plinto de madeira, no qual uma placa em prata assinalava a comemoração, com os seguintes dizeres: «Nas bodas de prata /da fundação desta casa / em 21 de Novembro de 1994 / homenagem dos empregados / ao / seu prestimoso chefe». O busto foi oferecido pelos próprios funcionários, que para o efeito se cotizaram.

Vestidos de baptizado vimaranenses: o vestido de Domingos Ribeiro Guimarães
foto
O Museu de Alberto Sampaio tem procurado organizar anualmente pequenas exposições de temática fortemente ligada à comunidade em que se insere. Todos os anos, em Junho expõe vestidos de noiva vimaranenses, e, em Novembro, vestidos de baptizado vimaranenses.
A data escolhida para a realização da exposição de vestidos de baptizado vimaranenses foi a do nascimento e baptizado do patrono do Museu, Alberto Sampaio - 15 de Novembro de 1841.
Este ano o Museu de Alberto Sampaio expõe ao público o vestido de baptizado de Domingos Ribeiro Guimarães, nascido na freguesia de S. Paio, Guimarães.
A exposição inaugura dia 15 de Novembro, terça-feira, pelas 18 horas.
A exposição
e os mais novos
A exploração desta exposição pelos pequenos visitantes poderá ser feita em família ou em grupo e o museu também organiza visitas escolares guiadas.
Para que os mais novos saibam como se veste e despe um bébé no dia do seu baptizado, o CENATEX executou uma cópia do vestido de baptizado de Alberto Sampaio (patrono do Museu), que pode ser utilizada pelos jovens visitantes.
- 15 de Novembro de 2005 a 15 de Janeiro de 2006
- 3.ª feira a Domingo, entre as 10h00 e as 18h00

Email do Jornal: jornal@oconquistador.com
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.
Dom DigitalProduzido por ardina.com,
um produto da Dom Digital.