Arquivo: Edição de 25-02-2005

SECÇÃO: Generalidades

José Sócrates é Primeiro Ministro

foto
Em consequência da dissolução do Parlamento pelo presidente da República, o País foi chamado, no passado dia 20, a escolher um novo Governo e um novo Primeiro Ministro.
A coligação PSD/CDS/PP não resistiu à vontade generalizada de mudança, pelo que saiu vencedor o Partido Socialista, que, pela primeira vez, alcançou a maioria absoluta.
José Sócrates, Secretário Geral do Partido é, agora, o Chefe do Governo de Portugal que tomará posse, provavelmente em meados do próximo mês de Março.

José Sócrates Carvalho Pinto de Sousa, de 47 anos, é natural de Vilar de Maçada, concelho de Alijó, distrito de Vila Real.
É licenciado em engenharia civil e, após breve iniciação política, aos 16 anos, no PSD, tornou-se militante do Partido Socialista em 1981.
A partir de 1986, começa a sua carreira activa, primeiro no interior do Partido e deputado na Assembleia da República e depois como membro dos dois governos de António Guterres.
Foi Secretário de Estado Adjunto do Ministro do Ambiente no XIII Governo Constitucional, entre 1995 e 1997, com competências delegadas em matérias de ambiente e defesa do consumidor.
Ministro Adjunto do Primeiro-Ministro no XIII Governo Costitucional, entre 1997 e 1999, com a tutela das áreas da toxicodependência, desporto, juventude e, mais tarde, comunicação social.
Ministro do Ambiente e do Ordenamento do território no XIV Governo Constitucional, entre Outubro de 1999 e Abril de 2002.
Regressou em Abril de 2002 à Assembleia da República e foi eleito Secretário Geral do Partido Socialista em Setembro de 2004.

O concelho de Guimarães votou como se mostra no quadro a seguir.
foto
 Clique na imagem para a aumentar.

Email do Jornal: jornal@oconquistador.com
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.
Dom DigitalProduzido por ardina.com,
um produto da Dom Digital.