Arquivo: Edição de 25-02-2005

SECÇÃO: Região

Jovens contemplam e adoram para viver o ideal

“Viemos adorá-lo” (Mt 2, 2): eis o lema da próxima JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE. É um tema que permite aos jovens de todos os continentes fazerem o percurso dos Magos e encontrar, como eles, o Messias de todas as nações.
“Entrando na casa, viram o Menino com Maria, sua mãe” (Mt 2,11). Nada de extraordinário à primeira vista. Contudo, aquele Menino é diferente dos outros: é o Filho Unigénito de Deus que se despojou da sua glória (Fl 2,7) e veio à terra para morrer na Cruz. Veio viver connosco e fez-se pobre para nos revelar a glória divina, que contemplaremos plenamente no Céu, nossa pátria bem-aventurada.
Escutar Cristo e adorá-lo leva a fazer opções corajosas, a tomar decisões por vezes heróicas. Jesus é exigente porque deseja a nossa felicidade autêntica. Chama alguns a deixarem tudo para O seguirem na vida sacerdotal ou consagrada. Quem sente este convite não tenha receio de lhe responder “sim” e ponha-se generosamente no seu seguimento, como os Magos.
Mas, além das vocações de especial consagração, existe também a vocação própria de cada baptizado: também ela é vocação àquela “medida alta” da vida cristã ordinária que se expressa na santidade (ver Novo Millennio Ineunte, 31).

foto

Logótipo da Jornada
O objectivo da Jornada é o encontro com Cristo, simbolizado na cruz. O encarnado é a cor do amor, da paixão e do sofrimento: o amor de Deus e a morte de Cristo na cruz, o sofrimento na nossa vida e no mundo inteiro. A estrela é imagem da orientação divina e ponto de referência: na tradição bíblica, mostrou aos Magos, o caminho para Cristo. A cauda indica o caminho que vem de Deus; a sua cor dourada lembra a luz celestial que ilumina a escuridão do mundo. A estrela luminosa e a sua cauda são a alegoria do Natal e da Epifania do Senhor. O local da Jornada está representado pela catedral de Colónia (duas torres). O arco elíptico azul tem vários significados: como letra C, simboliza Cristo e a Comunidade mundial das Igrejas (Communio); além disso, é o abraço de Deus à Igreja e ao mundo (este, manifestado pela cor azul do arco). O arco dirigi-se para a cruz e abre-se para ela, pois é da cruz que sai toda a dinâmica do logótipo: todos se devem dirigir para a cruz e deixar-se guiar por Cristo, adorando o crucificado e ressuscitado, como está incluído no lema da XX Jornada: VIEMOS ADORÁ-LO. A parte inferior do arco lembra o rio Reno e um barco; a Igreja, simbolizada pelo barco, recorda a arca salvadora de Noé; o azul simboliza a água do rio e do nosso baptismo.

(frei Bernardino Costa, in Revista Bíblica, Janeiro/Fevereiro 2005)

Outras Notícias

Outras Notícias da secção Região
· XV Guimarães a Cantar
· Feira de Artesanato de Guimarães

Comunicação: criatividade e partilha

Petição em Defesa do Sector da Imprensa

Assine a petição!

Assine a petição!


Petição .Ficheiro Acrobat Reader Ver a Petição
Email do Jornal: jornal@oconquistador.com
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.
Dom DigitalProduzido por ardina.com,
um produto da Dom Digital.