Arquivo: Edição de 11-02-2005

SECÇÃO: Região

Cemitério de Monchique galardoado com Prémio Nacional de Arquitectura Paisagista

O Cemitério de Monchique foi construído pela Câmara Municipal de Guimarães e inaugurado em 23 de Outubro do ano transacto, sendo autores do projecto de Artquitectura Maria Manuel Pinto de Oliveira e Pedro Mendo.
A realização do Prémio Nacional de Arquitectura Paisagista é da responsabilidade da UrbaVerde – Feira dos Profissionais dos Espaços Verdes e do Equipamento Urbano, certame organizado, desde 2002, pela editora About Green - Comunicação.
Pioneiro em Portugal, o Prémio Nacional de Arquitectura Paisagista conta com o alto patrocínio do Ministério das Cidades, Administração Local, Habitação e Desenvolvimento Regional e é dirigido a obras e arquitectos paisagistas de nacionalidade portuguesa com diploma reconhecido pela Associação Portuguesa dos Arquitectos Paisagistas (APAP), ou a uma equipa de uma Câmara Municipal, Junta de Freguesia ou Gabinete de Apoio Técnico em que figure pelo menos um arquitecto paisagista.
As categorias a que os arquitectos paisagistas se puderam candidatar são: Jardins Privados; Espaços Exteriores de Uso Público; e Rua Florida. Todas as obras deverão ter sido executadas em Portugal Continental ou nos Arquipélagos da Madeira e Açores, nos últimos cinco anos.

foto
Os projectos de arquitectura paisagista foram avaliados com base em critérios como a criatividade e expressão artística, a qualidade do desenho, a sustentabilidade na conservação e manutenção, a unidade social, cultural e ambiental, a inovação de novas tecnologias ou materiais e a excelência na sua realização.
Para distinguir e premiar os arquitectos paisagistas foi escolhido um júri de cinco elementos, dois dos quais individualidades deste domínio reconhecidas internacionalmente. O júri foi, assim, constituído por Mónica Luengo, membro efectivo do Comité Internacional de Jardins Históricos e Paisagens Culturais; Victor Walker, Arquitecto Paisagista; José Augusto França, membro do Comité do Património Cultural da Unesco; António Viana Barreto, Arquitecto Paisagista; e Sandra Marques Gomes, directora do Jornal Espaços Verdes.
Aos vencedores dos primeiros, segundo e terceiro prémios, de cada uma das categorias, serão atribuídos troféus de excelência propositadamente concebidos para identificar e representar o mercado português de arquitectura paisagista.
À Câmara Municipal de Guimarães, na qualidade de dona da obra, foi atribuída uma placa, que será brevemente fixada no local.
A entrega de troféus teve lugar, pela primeira vez, na quarta edição da UrbaVerde 2005, que se realizou na FIL - Parque das Nações, nos dias 1, 2 e 3 de Fevereiro de 2005. Os melhores trabalhos serão expostos durante a UrbaVerde 2005 e divulgados no Jornal Espaços Verdes.

Email do Jornal: jornal@oconquistador.com
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.
Dom DigitalProduzido por ardina.com,
um produto da Dom Digital.