Arquivo: Edição de 11-02-2005

SECÇÃO: Informação Religiosa

Dia da Universidade Católica Portuguesa

Vários eventos de carácter religioso e cultural marcaram o 1.° domingo de Fevereiro, Dia da Universidade Católica Portuguesa.
A importância desta Escola e o interesse e empenho que deve merecer de todos os católicos portugueses está sintetizada na mensagem do seu reitor.

Católica - Uma Universidade Singular
Foi assinada em meados de 2004 a nova Concordata entre a Santa Sé e o Estado português, na qual é reconhecida à Universidade Católica portuguesa a sua “especificidade institucional”.
Esta especifidade da Universidade Católica portuguesa quer dizer antes de mais que, enquanto católica e enquanto portuguesa, ela responde perante a Sagrada Congregação para a Educação Católica, no Vaticano, e perante o Ministério que tutela o Ensino Superior e a Investigação Científica, no governo português.
A confessionalidade da Universidade Católica Portuguesa confere-lhe uma inspiração e mundividência própria, com que lê as necessidades da sociedade portuguesa, com que orienta todas as suas actividades, e deve por isso traduzir-se na liberdade e autonomia de organização e de actuação.
Como Universidade portuguesa “desenvolve a sua actividade de acordo com o direito português”, ou seja, deve cingir-se à ligislação em vigor para o sector, cumprindo com as condições estipuladas para o seu funcionamento.
A Universidade Católica é pois uma Universidade singular no panorama universitário português, isto é, uma Universidade especial, mas também uma Universidade única.
Como Universidade dos católicos portugueses, a todos nos dirigimos, neste Dia da UCP, para que nos apoiem com as suas orações, pedindo a Deus que nos ajude a sermos fieis à missão que nos foi confiada, e que nos ajudem também materialmente para sermos capazes de concretizar os projectos que temos para bem servir a Igreja e Portugal.

Manuel Braga da Cruz - Reitor

Email do Jornal: jornal@oconquistador.com
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.
Dom DigitalProduzido por ardina.com,
um produto da Dom Digital.