Arquivo: Edição de 11-02-2005

SECÇÃO: Generalidades

Em favor das vítimas do Sudeste Asiático
Escuteiros de Guimarães avivaram chama da solidariedade

O recém-criado círculo Norte do Corpo Nacional de Escutas de Guimarães, que integra as paróquias de Nossa Senhora da Conceição, Fermentões, Ponte, Taipas, Donim, Briteiros Santa Leocádia, Briteiros Santo Estevão, Prazins Santa Eufémia, Prazins Santor Tirso, Vila Nova de Sande, S. Clemente de Sande, Balazar e Briteiros, à boa maneira do espírito escutista empreendeu, no passado dia 23 de Janeiro, uma caminhada de solidariedade em favor das vítimas do Tsunami no Sudeste Asiático.
Qual onda gigante de calor humano e cristão, o percurso Taipas-Guimarães pela estrada nacional registou um conjunto de sentimentos e acções que, a serem vividos no dia-a-dia, são capazes de diluir os efeitos de tantas provações que um pouco por todo o lado atingem pessoas e populações indefesas.
Cerca de quatro mil pessoas se irmanaram ao som de slogans e canções deixando um rasto de convicção de que é preciso agir. E, por isso, apesar de se terem realizado já outras iniciativas para angariação de fundos, como, por exemplo, os ofertórios nas igrejas da arquidiocese, que naquela data, já tinham ultrapassado os 500.000 euros, esta jornada rendeu 15.544 euros importância esta entregue em partes iguais aos delegados da AMI e da Caritas, instituições vocacionadas a acompanhar populações na reconstrução das suas vidas. Todavia o saldo impossível de contabilizar em números é muito superior. Nobreza de sentimentos, atitudes espontâneas de solidariedade e amor, contágio de força e esperança para a construção dum mundo mais justo e mais fraterno, tudo isto representa um capital incomparável.
Uma e outra comparticipação constituiram a parte sensível de todos quantos, reunidos em assembleia eucarística no Pavilhão Francisco de Holanda, presidida pelo arcipreste de Guimarães e Vizela, padre dr. Armando Luís de Freitas, louvaram o Senhor.

Email do Jornal: jornal@oconquistador.com
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.
Dom DigitalProduzido por ardina.com,
um produto da Dom Digital.