SECÇÃO: Região

Ciência?

Há uma boa razão para as definições mais comuns de ciência serem inadequadas - a ciência, abarcando a vida, o universo e praticamente tudo o resto, e tão essencial que desafia a própria definição (também a deifica, mas lá chegaremos).
As ciências que constituem o corpo científico costumam agrupar-se em Ciências da Vida, Ciências da Terra e Ciências Físicas.
Mas o importante é termos absoluta certeza de estarmos a lidar com Ciências da Natureza.
No que respeita às suas componentes individuais, a ciência aparece nos dias de hoje com uma variedade de disfarce desconcertante.
Assim temos a biologia molecular, a engenharia genética, a física de partículas e um conjunto ainda mais estranho de híbridos, como astrogeologia, anatomia patológica, geofísica marinha, farmacocinética e neuroendocrinologia comportamental.
Quando encontrar uma subsidência com um nome estranho, pode lidar com ela como com um adjetivo alemão, ou seja, procedendo a uma análise das suas partes constituintes.
Não obstante, para analisar a conta corrente científica, basta considerar apenas as três grandes ciências: Química, Física e Biologia.

(in "O especialista instantâneo em Ciência"
de Bríon Malpass, da "gradiva" - Agosto de 1996)

Alexandra Esteves

Email do Jornal: jornal@oconquistador.com
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.
Dom DigitalProduzido por ardina.com,
um produto da Dom Digital.