SECÇÃO: Generalidades

Limpeza das Próteses Removíveis

foto
É muito importante limpar a sua prótesedentária todos os dias!
Da mesma forma que é importante escovar os dentes diariamente (pelo menos duas vezes ao dia), quem usa prótese dentária deve também seguir padrões de higiene semelhantes. Assim estará a prolongar a vida útil da prótese e a cuidar da sua saúde.
A grande vantagem de usar uma prótese dentária removível é que a pode (e deve) higienizar fora da boca.
Existem algumas dicas que deve seguir para manter a sua prótese sempre limpa e cuidada:
1. Ter atenção ao remover a prótese da boca, pois a maioria das fraturas dá-se nesta altura. Quando estiver a lavar a sua prótese deverá colocar água no fundo da pia, para que se a prótese escorregar das suas mãos haja um amortecimento da queda na água;
2. Usar uma escova só para a prótese (pode usar uma escova de dentes ou idealmente uma escova das unhas);
3. Não há necessidade de usar dentífrico na lavagem da prótese pois os dentes das próteses não necessitam de flúor! Poderá usar um simples sabão, produtos para limpeza de prótese ou somente água. O importante é que toda a placa bacteriana seja removida!
4. Depois de escovar a prótese pode colocá-la em produtos efervescentes próprios para próteses mas não há necessidade de a deixar durante a noite num copo com água. Coloque-a numa caixa própria para próteses!

Devo dormir com
a prótese?
Se se sentir mais confortável, pode dormir com ela. No entanto, seria bom que pelo menos duas a três horas por dia não estivesse com ela na boca, para que haja uma descompressão e arejamento da mucosa oral. Este procedimento evitará o desencadear de infeções fúngicas, como a candidíase oral ou outros problemas nas gengivas.

E recorde: Ter Saúde Oral é ter melhor Qualidade de Vida! Ganhe Saúde, cuide da Sua boca!
foto

Dr. Miguel Coutinho
www.miguelcoutinho.pt
968 096 996

Email do Jornal: jornal@oconquistador.com
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.
Dom DigitalProduzido por ardina.com,
um produto da Dom Digital.