Arquivo: Edição de 20-09-2019

SECÇÃO: Generalidades

Ortodontia

foto
O que é a Ortodontia?
A Ortodontia é uma especialidade da Medicina Dentária que se dedica à prevenção e correção de más posições dos dentes e dos maxilares.

Em que idade se deve
efectuar a 1ª consulta
de Ortodontia?
Embora o tratamento preventivo possa ocorrer em idades anteriores, a 1ª consulta para estudo de tratamento interceptivo deverá ocorrer após a erupção dos primeiros dentes definitivos, por volta dos 6/7 anos de idade.

O tratamento ortodôntico é necessário e benéfico?
Sim, sem dúvida. Para além de poder melhorar a função mastigatória, muscular e da articulação dos maxilares (parte funcional/oclusão da cavidade oral), o correcto alinhamento dos dentes torna possível uma melhor higiene dentária e uma diminuição de risco de cárie e doenças gengivais.
No entanto, talvez a maior preocupação por parte dos Pacientes seja a melhoria estética da face e do sorriso que leva a uma maior autoestima e facilidade de inserção social.

Que tipos de aparelhos
ortodônticos existem?
Na actualidade existe uma grande variedade de aparelhos fixos e removíveis, criados para movimentar os dentes para as posições desejadas. 

Podemos praticar
desporto com aparelhos
fixos?
Sim. No entanto, no caso de desportos com contacto físico (sobretudo os ligados a lutas), deverá ser utilizada uma protecção de forma a proteger aparelho, dentes e gengivas.

Ortodontia: Aparelhos
invisíveis (INVISALIGN)
foto

O que são aparelhos
invisíveis
(INVISALIGN)?
Os aparelhos Invisalign são um conjunto de alinhadores transparentes, removíveis e personalizados para os dentes do Paciente, de forma a que estes se movam suavemente até ficarem na posição pretendida. Logo é uma forma virtualmente invisível de corrigir os seus dentes e alcançar o sorriso desejado.
O Médico Dentista utiliza uma tecnologia avançada de imagens computorizadas em 3D e projeta todo o tratamento. É realizado um plano de tratamento desde a posição inicial dos dentes à posição final desejada, sendo criado um conjunto de alinhadores transparentes (virtualmente invisíveis) que serão entregues ao Paciente nas diversas fases do tratamento.
Geralmente, os alinhadores são para usar diariamente e substituídos a cada 1 ou 2 semanas. 

E recorde: Ter Saúde Oral é ter melhor Qualidade de Vida! Ganhe Saúde, cuide da Sua boca!

foto

Dr. Miguel Coutinho
www.miguelcoutinho.pt
968 096 996

Email do Jornal: jornal@oconquistador.com
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.
Dom DigitalProduzido por ardina.com,
um produto da Dom Digital.