Arquivo: Edição de 20-09-2019

SECÇÃO: Região

Bem-vindo Padre Paulino Carvalho

No domingo que vem, 22 de setembro de 2019, toma posse da paróquia de Nossa Senhora da Oliveira o padre Paulino Alfredo de Oliveira Carvalho. Como presidente nato do Conselho Económico Paroquial/Fábrica da Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Oliveira será, por inerência, o responsável cimeiro de O Conquistador. Nesta dupla qualidade queremos saudá-lo e augurar um percurso de vida e ação, compatível com todos os anseios que o coração dum sacerdote transporta, sobretudo a partir do momento em que a vocação se tornou chamamento e missão.
Todos os cargos apostólicos e pastorais dos sacerdotes são de provisão e nomeação do bispo diocesano e, por isso mesmo, eles, os sacerdotes, se tornam seus delegados. Na prática da vida ministerial, a autenticidade eclesial das comunidades com todos os seus organismos, obras e movimentos, resulta da obediência, compromisso e “presença” do Enviado.
É, em consonância com o seu bispo em conformidade com este dinamismo, que a paróquia é verdadeiramente uma célula da Igreja. Chamada portanto, à dupla posição de evangelizanda e evangelizadora, isto é, aberta e atenta à solicitude dos pastores e alegremente disposta para a missão.
O que vai acontecer com o ato de posse do novo pároco de Nossa Senhora da Oliveira não deverá ser visto como realidade simplesmente normal de substituição ou sucessão de pessoas mas uma oportunidade singular de Esperança, como refiro na parte final da nota que vem a seguir.
Estou certo de que a paróquia da Oliveira vai iniciar um capítulo novo, bem digno dos melhores momentos da sua história e dos pergaminhos da Colegiada.

O padre Paulino Alfredo de Oliveira Carvalho, filho de José de Sousa Carvalho e de Maria de Fátima Lopes de Oliveira, nasceu a 21 de outubro de 1980, em Refojos de Basto, no concelho de Cabeceiras de Basto.
Na paróquia de São Miguel de Refojos de Basto fez a sua caminhada na fé e na celebração dos sacramentos.
Recebeu a sua formação no Seminário de Nossa Senhora da Conceição, Seminário Conciliar de S. Pedro e S. Paulo e na Faculdade de Teologia de Braga.
Foi ordenado diácono a 2 de maio de 2004, na igreja de S. Pedro e S. Paulo, pelo bispo D. António Marto, e presbítero a 17 de julho de 2005, na Cripta do Santuário do Sameiro, pelo arcebispo D. Jorge Ortiga.
Foi pároco “in solidum” durante 11 anos no arciprestado de Famalicão, nas paróquias de S. Martinho de Brufe, S. Martinho de Cavalões e Santo Adrião, de Vila Nova de Famalicão.
Entre 2015 e 2017 frequentou a Licenciatura em Teologia Canónica na universidade Pontifícia de Salamanca (estando a preparar a apresentação da tese final).
Entre julho de 2017 e julho de 2019 integrou a equipa missionária do projeto SALAMA, de cooperação missionária entre as dioceses de Pemba e Braga, na paróquia de Santa Cecília de Ocua, no norte de Moçambique.

Email do Jornal: jornal@oconquistador.com
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.
Dom DigitalProduzido por ardina.com,
um produto da Dom Digital.