Arquivo: Edição de 19-07-2019

SECÇÃO: Região

ACANUC 2019

Parada - Vila do Conde
"Gestos que educam"

De 7 a 11 de agosto próximo, a aldeia de Parada, em Vila do Conde, receberá a construção de uma outra aldeia. Uma aldeia colorida, diligente, animada e pulsante de vida. Escuteiros do Núcleo Cego do Maio (que abarca as áreas dos concelhos de Vila do Conde acima do rio Ave, Póvoa de Varzim e Esposende), dos seis aos vinte e dois anos, acompanhados pelos seus dirigentes, viverão uma das melhores experiências do seu percurso escutista: acampar! Viver um acampamento, para Baden Powell, fundador do escutismo é o momento alto da vida do escuteiro. No seu livro No Rasto do Fundador encontramos muitas referências sobre a riqueza da vida em campo, tais como a seguinte, entre outras:
“O objectivo de um acampamento é:
(a) ir ao encontro do desejo que o rapaz tem de gozar a vida ao ar livre dos Escuteiros;
(b) pôr o rapaz completamente nas mãos do seu Chefe durante um período definido, para formação individual do carácter e do espírito de iniciativa, e desenvolvimento físico e moral.”
O escuteiro aprende fazendo. É no erro que encontra a resposta para as suas escolhas. É trabalhando sob forma de jogo que constrói a sua visão do mundo e prepara o seu lugar na sociedade. Sob o tema “Gestos que educam”, este ACANUC marcará a comemoração dos 100 anos de caminheirismo a nivel mundial e dos 95 anos deste Núcleo, sendo que o exemplo é a mais eficaz forma de educar. Esperam-se grandes aventuras, muitas histórias para contar, novas amizades para viver e um baú de memórias para carregar o resto da vida!”

Email do Jornal: jornal@oconquistador.com
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.
Dom DigitalProduzido por ardina.com,
um produto da Dom Digital.