Arquivo: Edição de 18-04-2019

SECÇÃO: Generalidades

Cuidados na Saúde Oral Infantil para prevenção de Cárie Dentária
CRÓNICA “O MEU DENTISTA”

Diversas medidas são necessárias para a prevenção da lesão da cárie na infância. Tudo começa com a mãe e a amamentação materna que deve ser promovida até aos 6 meses de idade.
Deve colocar-se apenas leite e água no biberão e oferecer à criança sobretudo durante o dia, e nunca quando esteja a dormir. O adulto não deverá colocar a tetina na boca para verificar a temperatura do leite. Não deverá igualmente colocar a chupeta da criança na sua boca. Lembre-se que o adulto tem muitos mais microrganismos na sua cavidade oral que assim poderão ser transmitidos à criança.
Não colocar açucares ou líquidos açucarados quer no biberão, quer na chupeta.
Após a erupção do primeiro dente temporário colocar uma gaze, dedeira ou escova macia no dentinho após as refeições de forma a promover a sua higiene.
Dos 0 aos 3 anos, geralmente a escovagem é realizada pelos pais, ou, se realizada pela criança, esta escovagem deverá ser vigiada pelos pais. Pelo menos 2x por dia, uma obrigatoriamente ao deitar.
Dos 3 aos 6 anos a criança deve ser vigiada pelos progenitores durante a escovagem (mínimo 2x por dia de manhã e à noite), com escova macia e com pasta dentífrica fluoretada (1000ppm). A quantidade de dentífrico deverá ser semelhante à unha do 5º dedo da criança.
A partir dos 6 anos, a escovagem é geralmente feita pela criança, (mínimo 2x por dia de manhã e à noite), com escova macia ou média e com pasta dentífrica fluoretada (1000-1500ppm). A quantidade de dentífrico deverá ser do tamanho de uma ervilha ou até 1cm.

E recorde: Ter Saúde Oral é ter melhor Qualidade de Vida! Ganhe Saúde, cuide da Sua boca!

Dr. Miguel Coutinho

Email do Jornal: jornal@oconquistador.com
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.
Dom DigitalProduzido por ardina.com,
um produto da Dom Digital.