Arquivo: Edição de 18-04-2019

SECÇÃO: Informação Religiosa

zona pastoral de Pevidém

As Cruzes floridas de Cerzedelo

foto

Na primavera de cada ano renasce e recria-se a terra, nossa casa comum, e com ela renovam-se tradições religiosas e populares de  festas e romarias.
Em Cerzedelo, vila vimaranense, que dista da cidade berço cerca de 10km, nos dias 4 e 5 do próximo mês de maio reerguem-se 16 cruzes familiares, de 2m de altura, em madeira, floridas, pétala a pétala, pela mão das mordomas.
O dia de sábado preenche-se com o asseio das cruzes. Na madrugada de sábado para domingo, fazem-se os tapetes de flores e de serrim tingido, para, na manhã de domingo, a procissão do Senhor aos doentes percorrer – sobre os tapetes – cerca de 7 km. É um percurso sagrado: o pároco leva aos doentes a comunhão eucarística. Participam nesta procissão largas centenas de fiéis numa manifestação de rara beleza e de testemunho cristão.
Na tarde de domingo terá lugar a Vila Lucis, presidida pelo padre Joaquim Domingos, missionário do Verbo Divino.
No percurso pelas 16 cruzes familiares, desde o largo da igreja até à capela do Senhor do Calvário, proclamam-se as aparições de Ressuscitado.
A envolvência das famílias e de toda a comunidade paroquial releva, em cada ano, a beleza e o valor patrimonial das Festas das Cruzes de Cerzedelo, em Guimarães.
C. Silva

- - -

OS JOVENS, A BÍBLIA E A FÉ
Escola Bíblica de Cerzedelo – 23 anos

No próximo dia 28 de abril, às 11h00, na igreja paroquial de Cerzedelo, neste arciprestado de Guimarães e Vizela, terá lugar a celebração da eucaristia para assinalar mais de duas décadas de formação bíblica. A celebração contará com a participação do Agrupamento 84 do CNE, de alguns formadores e dos membros da Escola Bíblica.

Email do Jornal: jornal@oconquistador.com
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.
Dom DigitalProduzido por ardina.com,
um produto da Dom Digital.