Arquivo: Edição de 22-03-2019

SECÇÃO: Informação Religiosa

Via Mariana | do Sameiro a Muxia, Galiza

foto
A ‘Via Mariana’ entre o Sameiro, em Braga, e a vila de Muxia, na Galiza, Espanha, foi inaugurada como nova rota para os peregrinos, procurando ligar alguns dos principais santuários dedicados à devoção a Nossa Senhora na Península Ibérica.
O presidente da Confraria do Santuário do Sameiro, cónego José Paulo Abreu, disse que é necessário “recuperar um caminho mariano que é ainda anterior ao caminho jacobeu”, de Santiago de Compostela, e que liga Portugal e Espanha, mais concretamente a antiga Galécia, que abrangia o norte lusitano e a região da atual Galiza.
“Esta Via Mariana são 372 quilómetros que ficam entre estes dois polos: do lado de cá o Santuário do Sameiro e, do lado espanhol, o Santuário da Senhora da Barca, em Muxia”, explica o cónego José Paulo Abreu.
A ‘Via Mariana’, que começou a ganhar forma através de uma proposta vinda da Galiza, abrange no território português os concelhos de Braga, Vila Verde, Ponte da Barca, Arcos de Valdevez e Melgaço.
Para dar suporte a esta nova via de peregrinação, foi criada a Associação Via Mariana, que conta com elementos provenientes da região do Minho e da Galiza e é presidida pela portuguesa Maria José Silva.
“O caminho está todo desbravado e assinalado (a sinalética é composta por uma seta amarela e azul) mas o peregrino ao partir, e ao ser-lhe dada a credencial, vai receber um código para uma aplicação de telemóvel, que funciona mesmo onde não houver rede, que o conduzirá sem qualquer problema desde o ponto de partida até ao destino”, completa o cónego José Paulo Abreu.
A preparação da nova Via Mariana, que ligará santuários do norte de Portugal à Galiza, envolveu dois anos de trabalho e de colaboração intensiva, com o apoio de muitos voluntários que ajudaram a desbravar a nova rota de peregrinação, entre o Sameiro e Muxia.

(A. Ecclesia)

Email do Jornal: jornal@oconquistador.com
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.
Dom DigitalProduzido por ardina.com,
um produto da Dom Digital.