Arquivo: Edição de 22-03-2019

SECÇÃO: Região

Joaquim Guimarães Ferreira

foto
Nas primeiras horas do dia cinco de março, no hospital da Senhora da Oliveira, faleceu o senhor Joaquim Guimarães Ferreira, natural de S. Tomé de Caldelas (Taipas) e residente na rua da Casa Nova, freguesia da Costa. O seu percurso terreno de 82 anos já seria notícia pelo simples facto de, aos olhos de todos, se ter realizado como homem, chefe de família muito responsável e profissional competente. A circunstância, porém, de se ter afirmado como cristão e membro ativo da comunidade de Nossa Senhora da Oliveira, confere-lhe o direito de ser apresentado como exemplo: durante cerca de quarenta anos orientou e dirigiu o Grupo Coral da Oliveira.
A breve passagem pelo Seminário e o contacto frequente com estudantes e mestres de música sacra despertou nele o gosto pela arte dos sons, gosto, aliás, que viria a ganhar expressão como elemento componente das Bandas de música de Taipas e Trofa. Em boa hora foi convidado para exercitar os seus conhecimentos na animação litúrgica na Colegiada de Nossa Senhora da Oliveira e depressa os frutos do seu conhecimento e competência se fizeram sentir.
Se em qualquer setor de atividade, designadamente na vida da Igreja, as dificuldades, por vezes, se acumulam, no serviço voluntário de grupos como são os respeitantes à Liturgia, as contrariedades surgem também quando menos se espera. O senhor Ferreira pela sua dedicação, persistência e fé foi sempre capaz para dominar o leme: o grupo coral da Oliveira sente-se muito grato por isso.
Caraterizava-o também a devoção a Nossa senhora; fiava triste, por vezes, por não sentir possibilidade de apresentar alguma obra clássica ou outras mais exigentes, mas o entusiasmo era sempre o mesmo. As visitas ao Sameiro, que aconteciam na maior parte das tardes dos domingos, eram fonte de inspiração para contagiar as assembleias litúrgicas com louvores á Mãe. E é a Ela que pedimos a graça de o ter junto de Si na contemplação de Deus.

L.C.

Email do Jornal: jornal@oconquistador.com
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.
Dom DigitalProduzido por ardina.com,
um produto da Dom Digital.