Arquivo: Edição de 22-02-2019

SECÇÃO: Região

programa URBACT | premiar os cidadãos que reciclam

foto
No passado dia 19 de fevereiro, a Vereadora do Ambiente da Câmara Municipal de Guimarães, drª. Sofia Ferreira, procedeu à abertura do encontro com os parceiros europeus do projeto “Tropas Verdes”, no Laboratório da Paisagem, que integra as cidades de Santiago de Compostela (Espanha), Nice (França), Budapeste (Hungria), Pavlos Mela (Macedónia), Opole (Polónia), para conhecer as boas práticas de Guimarães na gestão de resíduos com o projeto PAYT e da Economia Circular, nomeadamente na valorização de resíduos verdes.
O Município de Guimarães assinou a 27 de setembro, a carta compromisso como parceiro do projeto “Tropas Verdes” do programa europeu URBACT, envolvendo-se nesta boa prática de reconhecimento europeu, sendo um programa cofinanciado a 85% num valor total de 80.000,00 euros. O programa URBACT é um programa de Financiamento Europeu que promove iniciativas no âmbito do ambiente e desenvolvimento sustentável, com o objetivo de premiar quem recicla, com a atribuição de vouchers, com prémios associados, aos cidadãos que mais reciclarem e que entregarem os seus resíduos em pontos de recolha a definir. Esses vouchers poderão ser posteriormente trocados no âmbito de parcerias públicas e privadas a efetuar, que poderão passar por atividades desportivas, culturais, descontos em serviços, entre outros.
Existirá ainda uma plataforma na qual os utilizadores se registam, declarando o tipo de resíduos que têm para entregar e que de imediato, conforme o tipo de resíduos recebem um determinado número de estrelas, quando acumuladas poderão ser trocadas nos parceiros e encaminhados de acordo com a sua área de residência ao ponto de recolha mais próximo.

Email do Jornal: jornal@oconquistador.com
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.
Dom DigitalProduzido por ardina.com,
um produto da Dom Digital.