Arquivo: Edição de 22-02-2019

SECÇÃO: Região

FEIRA AFONSINA 2019

A Feira Afonsina deste ano, decorrerá de 21 a 24 de junho próximo, na envolvência do Monte Latito. A História da Fundação de Portugal animará os dias da Feira que, pela primeira vez e, para o futuro, deixa o espaço do centro histórico da cidade.
Para o presidente da Câmara, dr. Domingos Bragança, a realização da Feira Afonsina à volta do Monte Latito tem como objetivo central uma aposta clara na ligação do evento com a História da Fundação de Portugal, reforçando a ideia do dia 24 de junho enquanto “primeira tarde portuguesa”. “Queremos, convictamente, que o Dia 1 de Portugal, o 24 de junho de 1128, seja a data adotada como Feriado Nacional, por ter sido o momento que despoletou todo o processo da fundação de Portugal. Nada melhor que um evento com a importância de Feira Afonsina para o evidenciar”, afirmou no final da reunião do passado dia 14 deste mês.
A partir deste ano a Feira Afonsina terá como temática um episódio histórico ligado a Afonso I e à Fundação de Portugal e a opção agora tomada tem por base um processo de decisão sustentado por reuniões efetuadas com diversas instituições de Guimarães, entre elas a Sociedade Martins Sarmento e a Muralha.
No fim de semana anterior à edição da Feira Afonsina 2019 realizam-se as Jornadas Históricas que tratarão, cientificamente, o tema que servirá de mote ao evento. O recentramento da Feira Afonsina permitirá ainda que o Centro Histórico de Guimarães, Património Cultural da Humanidade, possa ser desfrutado com mais conforto, devolvendo ao comércio local o protagonismo e fazendo do espaço mais uma opção diferenciada em fim de semana de Feira Afonsina.

Email do Jornal: jornal@oconquistador.com
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.
Dom DigitalProduzido por ardina.com,
um produto da Dom Digital.