SECÇÃO: Região

Bienal de Ilustração de Guimarães vai premiar o talento nacional

A BIG - Bienal de Ilustração de Guimarães, que decorrerá de 12 de outubro a 31 de dezembro de 2019, atribui um prémio para as escolas do ensino secundário do concelho.

foto
A BIG - Bienal de Ilustração de Guimarães é uma iniciativa da Câmara Municipal de Guimarães, com o objetivo de dignificar o papel dos ilustradores no desenvolvimento cultural, no campo da edição, livros, revistas, jornais, cartazes, suportes clássicos de comunicação de massas e no domínio das novas tecnologias, aliado à referência de Guimarães, como território de reconhecido interesse nacional e internacional, no movimento de fomento de massa critica e na criação na área da ilustração.

Prémio Carreira BIG
Este prémio é sugerido pela direção artística e pela Câmara Municipal de Guimarães. Ao artista consagrado é reconhecida a grande qualidade artística no conjunto da sua obra, a sua criatividade e inovação nos domínios mais amplos da ilustração. O artista terá uma exposição dos seus trabalhos mais representativos e uma conferência onde será salientada a importância da sua obra no contexto da ilustração portuguesa, com a curadoria de Nuno Faria, diretor artístico do CIAJG - Centro Internacional das Artes José de Guimarães.
O prémio tem um valor pecuniário de 10.000 euros.

Prémio Nacional BIG
Tem por objetivo dignificar o papel dos ilustradores no desenvolvimento cultural, no campo da edição, livros, revistas, jornais, cartazes, suportes clássicos de comunicação de massas e no domínio das novas tecnologias.
O concurso é dirigido aos artistas que desenvolvem a sua atividade profissional nas áreas da ilustração de imprensa, de livros e de cartazes culturais e está aberto no período de 13 de dezembro de 2018 a 30 de março de 2019.
Prémios: - Grande Prémio BIG, constituído por um diploma e um valor monetário de 5.000 euros (cinco mil euros); - Prémio BIG Revelação, constituído por um diploma e um valor monetário de 1.000 euros (mil euros); - 5 Prémios BIG Aquisição, constituídos por um diploma e um valor monetário de 500 euros (quinhentos euros), cada.

Prémio Especial Ensino Secundário BIG
O Prémio Especial Ensino Secundário 2019 – Bienal de Ilustração de Guimarães é destinado aos alunos de Artes Visuais do 12º ano das Escolas Secundárias do concelho de Guimarães e aos alunos Ensino Superior que frequentem cursos de licenciatura e mestrado em Escolas de Guimarães, bem como oriundos do concelho de Guimarães, e tem como objetivo promover a importância do papel da ilustração como ferramenta de descoberta e conhecimento junto da população do ensino secundário e superior do concelho de Guimarães.
Os trabalhos deverão ter por tema MIGRAÇÕES/ MEDITERRÂNEO/ EUROPA. Esta mostra / concurso terá um júri de seleção e de atribuição dos prémios: 4 prémios constituídos por um diploma e um iPad com programa de desenho. O concurso está aberto de 13 de dezembro de 2018 a 30 de abril de 2019.

Exposições
No período de 12 de outubro a 31 de dezembro de 2019, a Bienal de Ilustração de Guimarães promoverá exposições que poderão ser visitadas em diversos locais: Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG), Palácio Vila Flor (CCVF), Palacete de São Tiago / Museu de Alberto Sampaio e Centro para os Assuntos da Arte e Arquitetura (CAAA).

Oficinas
A segunda edição da Bienal de Ilustração de Guimarães organizará duas Oficinas de Ilustração, orientadas por João Fazenda, vencedor do Grande Prémio BIG 2017, e Carolina Celas, vencedora do Prémio BIG Revelação 2017.
Terão como destinatários os alunos de Artes Visuais do 12º ano das Escolas Secundárias do concelho de Guimarães e os alunos do Ensino Superior que frequentem cursos de licenciatura e mestrado em Escolas de Guimarães.

Email do Jornal: jornal@oconquistador.com
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.
Dom DigitalProduzido por ardina.com,
um produto da Dom Digital.