SECÇÃO: Informação Religiosa

Padre Afonso Artur de Almeida Ribeiro

foto
No dia 16 deste mês de novembro, faleceu na sua residência, na cidade de Vizela, o padre Afonso Artur de Almeida Ribeiro.
Entre nós, o padre Afonso Artur tornou-se familiar pela ação desenvolvida, primeiro no ensino e, a partir de 1995, como capelão da igreja de Nossa Senhora da Consolação e Santos Passos e, um ano depois, nomeado capelão e reitor da basílica de São Pedro do Toural, Guimarães. Foi relevante também a sua ação, a pedido da Associação dos Antigos Alunos das Oficinas de São José de Guimarães, para a manutenção do culto na capela da instituição e assistência espiritual aos alunos do Centro Juvenil de S. José.
Nasceu em São Jorge de Selho, a 10 de novembro de 1924, numa família profundamente cristã e muito ligada à indústria têxtil; ingressou no Seminário de Évora e, na Sé catedral desta metrópole eclesiástica, foi ordenado presbítero a 19 de junho de 1950. Desde então até 1985, data em que obteve autorização do seu prelado para ser incardinado na arquidiocese natal, Braga, ele deixou marca de ardor apostólico e zelo pastoral em terras do Alto Alentejo.
O senhor arcebispo de Braga presidiu à missa exequial a que se associaram vários sacerdotes, na igreja de São Miguel de Vizela; os seus restos mortais repousam em São Jorge de Selho, em jazigo de família. Ficou a saudade de um sacerdote caraterizado pela alegria e felicidade com que vivia a sua vocação.
L.C.

Email do Jornal: jornal@oconquistador.com
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.
Dom DigitalProduzido por ardina.com,
um produto da Dom Digital.