SECÇÃO: Região

UM e Câmara Municipal | novos cursos em Guimarães

foto
Licenciaturas em Artes Visuais e em Proteção Civil e Gestão do Território, na Universidade do Minho (UMinho), são os novos cursos a funcionar em Guimarães já a partir de setembro deste ano.
A licenciatura em Artes Visuais tem a duração de três anos e vai funcionar no campus de Couros. O plano de estudos inovador inclui as várias práticas da pintura, escultura e multimédia, com uma aposta no ensino do desenho, das tecnologias artísticas, da teoria da arte e de experiências multidisciplinares de arte contemporânea.
A licenciatura em Proteção Civil e Gestão do Território é a primeira do género no ensino superior público em Portugal Continental e vai funcionar no campus de Azurém, em Guimarães.
Os novos cursos foram apresentados em conferência de imprensa realizada no passado dia 24 de julho, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Guimarães e resultam da ligação entre a UMinho, a Câmara Municipal que pretende aumentar o número de residências para jovens universitários.
Para o Reitor da Universidade do Minho, Doutor Rui Vieira de Castro, a possibilidade dos novos cursos tornou-se realidade projetando novos olhares sobre novas áreas de formação.
O curso de Proteção Civil era uma pretensão antiga da Universidade do Minho que – depois das catástrofes provocados pelos incêndios no nosso país no ano 2017 – readquire oportunidade e urgência.
Para o presidente do Município, dr. Domingos Bragança, a Universidade do Minho é “uma alavanca” para Guimarães e a fixação de investigadores e de estudantes do ensino superior é uma mais valia, não fora a escassez de recursos de alojamento para estes destinatários. A Universidade só tem cerca de 550 lugares em residência universitária na cidade.
A abertura dos dois novos cursos na Universidade do Minho, em Guimarães, implicará o mapeamento da oferta de alojamento na cidade que, o presidente da Câmara, Domingos Bragança, quer concretizado já na abertura do próximo ano letivo, portanto, em setembro deste ano.

Email do Jornal: jornal@oconquistador.com
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.
Dom DigitalProduzido por ardina.com,
um produto da Dom Digital.