Arquivo: Edição de 29-06-2018

SECÇÃO: Região

24 de junho – DIA UM DE PORTUGAL

foto
Em Guimarães a comemoração da Batalha de S. Mamede – 1128 – é um grande dia e, o presidente do município, dr. Domingos Bragança, destacou no seu discurso da sessão solene, a determinação em “lutar para que Portugal e a sua diáspora venham a reconhecer o 24 de junho como feriado nacional e a celebrá-lo como momento fundador da identidade e autodeterminação de uma das mais antigas nações do mundo” e fez questão de realçar esta vontade “em nome dos Vimaranenses” numa evidência histórica à Batalha de São Mamede.
Atividades culturais e desportivas, inaugurações, a celebração da eucaristia, na igreja da Colegiada de Nossa Senhora da Oliveira, presidida por monsenhor José Maria Lima de Carvalho e a sessão solene, realizada no Paço dos Duques de Bragança, com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, que apontou: “Guimarães está a criar condições para uma liderança do conhecimento a nível europeu” e considerou um exemplo as apostas desenvolvidas no Campus de Couros, com a Universidade das Nações Unidas e o Centro de Ciência Viva e enalteceu ainda “o Centro de Excelência em Medicina Regenerativa ao mais alto nível europeu situado no Avepark”.
A atribuição de Medalhas de Honra Municipais a António Mota Prego e João Gomes Alves e a atribuição das Medalhas de Mérito Municipal a Arménio Sá (Mérito Artístico), Manuel Mendes (Mérito Desportivo) e João Sousa (Mérito Desportivo), este último representado pelo seu pai, Armando Marinho de Sousa, foi o ponto alto da Sessão Solene do 24 de junho em Guimarães.

Email do Jornal: jornal@oconquistador.com
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.
Dom DigitalProduzido por ardina.com,
um produto da Dom Digital.