Arquivo: Edição de 29-06-2018

SECÇÃO: Região

29, 30 DE JUNHO E 1 DE JULHO DE 2018

foto
Romaria Grande de São Torcato

A Romaria Grande de São Torcato é historicamente uma das maiores romarias do Entre-Douro-e-Minho e de Portugal e tem lugar anualmente no primeiro fim de semana de julho. A sua origem está ligada à trasladação do corpo de São Torcato, em 1852, para o Santuário e com o facto de muitos párocos, quando traziam as esmolas a São Torcato, virem acompanhados de uma legião de romeiros em peregrinação ao Santo.
A vereadora da Câmara Municipal de Guimarães, Sofia Ferreira, no dia da apresentação do programa da Romaria deste ano, que teve lugar no passado dia 18 deste mês de junho, enalteceu o “legado da Capital Europeia 2012” na medida em que seis anos volvidos “estamos a dar continuidade a um trabalho feito à época na preservação e valorização das nossas tradições”. Sofia Ferreira realçou o “empenho na área do conhecimento e da investigação” numa alusão ao projeto de inventariação da Romaria Grande de São Torcato. O estudo, a cargo de Catarina Pereira, diretora da Casa da Memória, resulta de uma “tarefa de investigação profunda do património móvel e imóvel”, afirmou a diretora da Casa da Memória de Guimarães, tendo como objetivo a integração do projeto das Romarias do Minho”.
A Romaria Grande é uma impressionante manifestação da devoção e religiosidade do povo, de romeiros e emigrantes ao São Torcato. Inclui um vasto programa religioso durante toda a semana que a antecede. No fim de semana, entre sexta-feira e domingo, realiza-se um amplo conjunto de atividades e diversões, designadamente arraiais minhotos com cantares ao desafio e danças populares, a participação de grupos folclóricos da região, concertos de música com artistas de índole nacional, DJs, bandas filarmónicas e majestosos fogos-de-artifício.

Email do Jornal: jornal@oconquistador.com
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.
Dom DigitalProduzido por ardina.com,
um produto da Dom Digital.