Arquivo: Edição de 29-06-2018

SECÇÃO: Região

Capela de S. Crispim | Inauguração das obras de restauro

foto
Depois da remodelação profunda do Albergue de S. Crispim, chegou a vez de se poder contemplar a capela, que é a parte principal do todo, condignamente restaurada.
No sábado passado, o presidente da Câmara, dr. Domingos Bragança, acompanhado de toda a vereação do Executivo, o vigário geral da Arquidiocese, cónego José Paulo Leite Abreu, o pároco, monsenhor José Maria Lima de Carvalho, o presidente da Junta da União de Freguesias de Oliveira, S. Paio e S. Sebastião e também presidente da Irmandade de S. Crispim e S. Crispiniano, Rui Porfírio e muitas outras pessoas e convidados que enchiam a simpática capela, foram recebidos pelo juiz da Irmandade, José Teixeira Pereira. Coube a este a palavra de saudação às entidades presentes e também de congratulação pelo êxito alcançado. Que, conforme asseverou, não teria sido possível sem o empenhamento manifesto do senhor presidente da Câmara e da competência, dedicação e carinho da arquiteta Alexandra Gesta e do restaurador André Assis. A arquiteta Alexandra Gesta salientou a descoberta da história da vida que as peças e imagens comportam, o que lhe foi muito gratificante. Para o presidente da Câmara esta obra foi um ato de justiça para com os antepassados que, há mais de setecentos anos, procuraram dignificar o trabalho, designadamente dos sapateiros, constituindo-se em associação religiosa para atender também e muito particularmente os sem abrigo e peregrinos.
Já em ambiente de caráter estritamente religioso, o cónego José Paulo Abreu, presidiu à celebração da Eucaristia, vigília do nascimento de São João Batista. Evocando a memória e exemplo dos santos patronos, São Crispim e São Crispiniano, desenvolveu o pensamento do amor, traduzido em atos concretos que deve caraterizar a vida dos cristãos. Acolhimento, atenção, carinho e solicitude para com o próximo é que dão visibilidade ao amor. A reabertura da capela de S. Crispim com o albergue (Lar) poderá representar isto mesmo: um combate ao egoísmo, um convite ao amor ao próximo.
L.C.

Email do Jornal: jornal@oconquistador.com
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.
Dom DigitalProduzido por ardina.com,
um produto da Dom Digital.