SECÇÃO: Região

prémio europeu do património

O Mestrado em Análise Estrutural de Monumentos e Construções Históricas, programa europeu coordenado em Guimarães, é um dos dois vencedores portugueses deste ano do Prémio da União Europeia para o Património Cultural / Prémios Europa Nostra, o mais importante prémio europeu no domínio do património. O anúncio foi feito no passado dia 5 de abril, pela Comissão Europeia e a Europa Nostra, que distinguiu também a reabilitação da igreja e Torre dos Clérigos no Porto.
Entre os premiados, Guimarães oferece um programa de mestrado de um ano organizado conjuntamente por universidades parceiras de quatro países: Universidade do Minho (Portugal), Universidade Técnica Checa em Praga (República Checa), Universidade Politécnica da Catalunha / Barcelona Tech (Espanha) e Universidade de Pádua (Itália). O mestrado envolve ainda o Instituto de Mecânica Teórica e Aplicada da Academia Checa de Ciências como parceiro associado.
Iniciado em 2007, participaram, até agora, 300 estudantes, que completaram a sua parte escolar num país e a sua dissertação num outro, devido a financiamento atribuído pelo Erasmus+. Para além do seu significado a nível europeu, o programa tem um impressionante alcance global, com alunos provenientes de 62 países de todo o mundo. O projeto permite que os estudantes observem os sistemas estruturais em contextos culturais diferentes, encorajando-os a criar e a desenvolver os seus conhecimentos com uma perspetiva internacional.

foto

Email do Jornal: jornal@oconquistador.com
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.
Dom DigitalProduzido por ardina.com,
um produto da Dom Digital.