Arquivo: Edição de 28-10-2016

SECÇÃO: Região

Inauguração de Domus Vitae (Igreja Nova) e Praça de S. Miguel
Uma Página mais na Interessante História de Creixomil

Um acontecimento, um monumento ou um documento de qualquer género, na envolvência de uma família ou de uma comunidade será sempre uma referência para as gerações futuras. As motivações que determinaram o seu nascimento e o caráter da obra ajudarão a atualizar e a contextualizar aspetos da caminhada de vida das mesmas famílias e comunidades, despoletando, ao mesmo tempo, capacidades e energias para novos empreendimentos.
No passado dia dois deste mês de outubro, Creixomil esteve em festa; um sonho antigo, bem acalentado aliás, tornou-se realidade: foi a inauguração solene da Igreja Nova – Domus Vitae e da Praça de S. Miguel.

foto
Finalmente a compreensão e colaboração da Câmara Municipal de Guimarães e da Junta da Freguesia de Creixomil permitiram que o Conselho Económico Paroquial de Creixomil exprimisse toda a vitalidade de compromisso em dotar a Paróquia de Creixomil de meios atraentes à sua missão evangelizadora. Os párocos da Comunidade, reverendos padres João e António Francisco Ribeiro, mais do que ninguém, alimentaram o sonho. Planearam e acompanharam o desenvolvimento da obra e, pensamos nós, no produto final está bem vincado o seu empenhamento mesmo na responsabilidade material efetiva da construção.
Quiseram designar o espaço edificado Domus Vitae – Casa da Vida – para assinalar bem a sua função de celebrar a Vida.
Assim, como espaço polivalente, estará aberto para tudo o que possa ajudar as pessoas a socorrem-se de formação conveniente para orientarem a vida para a celebração e, daqui, para um autêntico testemunho cristão. Deste modo a Liturgia e o serviço da Palavra ficam com um apoio muito importante. A juntar a isto a arquitetura da obra e a conquista do espaço exterior – a Praça de S. Miguel – desempenharão certamente também um belo tom apelativo.
Com delegação do senhor Arcebispo Primaz, D. Jorge Ferreira da Costa Ortiga, o Vigário Geral da arquidiocese, cónego José Paulo Leite de Abreu presidiu à inauguração e bênção solene da Domus Vitae.
Acabada a missa da festa da Inauguração o povo reuniu-se em redor do monumento que sustenta a imagem de S. Miguel, antes colocada no frontal da igreja matriz em 1978.
foto
O pedestal que sustenta a imagem é também da autoria do arquiteto António Fernandes e tem as seguintes inscrições: Dum lado lê-se: Domus Vitae Inaugurada em 2 de outubro de 2016 pelo Vigário Geral Cónego José Paulo Abreu em representação do Arcebispo Primaz, D. Jorge Ferreira da Costa Ortiga, sendo párocos de Creixomil, João Francisco Ribeiro e António Francisco Ribeiro.
Do outro lado do pedestal lê-se: Praça de S. Miguel de Creixomil Inaugurada em 2 de outubro de 2016 pelo Dr. Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães e José da Costa Martins, presidente da Junta de freguesia de Creixomil.
Da homilia do Cónego José Paulo Abreu, também ilustre creixomilense, respigamos a parte final “Que a Igreja nova, hoje inaugurada e que certamente iremos frequentar, sirva para rezarmos pelas dores de todos, para recarregarmos as nossas baterias de verdadeiros irmãos e ainda para o aumento da nossa fé, ou seja, da nossa confiança e da nossas união com Deus, em cujo “pescoço” nos queremos manter presos”. E do senhor Presidente da Câmara “Vamos continuar a trabalhar intensamente, com o objetivo de reforçarmos elos e laços sociais, tendo em vista a causa pública e o bem comum. Parabéns!”
Ao arquiteto da obra, António Fernandes, ilustre cidadão de Creixomil e a quantos trabalharam na execução do projeto, sinceros parabéns, não sendo de mais reiterar o louvor ao mérito dos reverendos padres manos João e António Francisco Ribeiro.

Lima de Carvalho


Mensagem do Senhor arcebispo Primaz
Serão muito salutares todas as palavras de conforto. E esta é-o de certeza.
Igreja Nova de Creixomil. Gratidão e apelo

Impossibilitado de estar presente na festa da inauguração, quero expressar a minha profunda gratidão à comunidade paroquial pelo amor manifestado a Cristo e à Sua Igreja. Este amor proporcionou generosidade e a capacidade de superar problemas e dificuldades. O tempo de procura da solução foi longo mas a comunidade pode orgulhar-se e dizer “valeu a pena”.
Dispondo, agora, de um espaço amplo e com as condições idóneas, importa ver nesta nova igreja um apelo a dar vida pela comunidade paroquial. Os edifícios - para os crentes - são sempre instrumentos, por um lado, com uma finalidade imediata mas, por outro, com uma razão muito mais profunda. Existem em função de uma comunidade orante que trabalha pela edificação do Reino de Deus. A igreja é visível e o reino é invisível. Este deve crescer permanentemente para que a presença de Cristo se faça carne na história da Humanidade. Não encerramos o cristianismo dentro das igrejas nem queremos que ele se restrinja ao culto. Louvamos o Senhor com os nossos hinos e cânticos na eucaristia, e noutros momentos, para ganhar ânimo para partir, em nome de Cristo, e semear o Evangelho nos ambientes de vida onde Deus nos coloca diariamente. Trata-se de uma corresponsabilidade exigente para a qual é necessária formação e uma maior compreensão da mensagem de Jesus.
Daí que peça a toda a comunidade que veja nesta inauguração um momento favorável para persistirem numa caminhada rumo a uma fé mais pessoal e consciente. Deste modo, cada cristão de Creixomil sentirá a alegria de anunciar o Evangelho a partir de uma comunidade de irmãos que se experimenta quotidianamente.
Dou graças a Deus por quanto a comunidade realizou e agradeço a cada um o seu contributo. Estou certo que continuaremos unidos nesta maravilhosa tarefa de tornar o amor de Deus visível no meio da sociedade, de modo que muitos outros se sintam atraídos a regressar à Igreja ou a entrar nela pela primeira vez.

Parabéns! Que Deus vos cumule com as suas bênçãos.

+ Jorge Ortiga Arcebispo Primaz+

Email do Jornal: jornal@oconquistador.com
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.
Dom DigitalProduzido por ardina.com,
um produto da Dom Digital.