Arquivo: Edição de 28-10-2016

SECÇÃO: Região

Homenagem a Belmiro Jordão

No passado dia 15, a Venerável Ordem Terceira de S. Francisco de Guimarães escreveu uma página de singular relevância a enriquecer a sua notável história multicentenária: realizou-se justa homenagem ao seu Ministro, Belmiro Jordão.
A iniciativa partiu de um grupo de amigos que imediatamente sensibilizou um conjunto de personalidades, as quais se constituíram em Comissão de honra, assim formada: Arcebispo Primaz de Braga; padre Provincial da Ordem dos Frades Menores; presidente da Câmara Municipal de Guimarães; Reitor da Universidade do Minho; Dom Prior da Insigne e Real Colegiada de Nossa Senhora da Oliveira; diretor do Centro Distrital de Braga da Segurança Social; presidente da Assembleia Geral da Venerável Ordem Terceira de São Francisco de Guimarães; vice-ministro da Venerável Ordem Terceira de São Francisco; presidente da Assembleia Geral da Santa Casa da Misericórdia de Guimarães, engº. Isidro Lobo, a título pessoal; presidente da direção do Vitória Sport Clube; vice-presidente da Direção da Assembleia de Guimarães; presidente da Assembleia Geral da Irmandade de São Gualter, dr. Fernando Alberto Matos Ribeiro da Silva, a título pessoal; engº. João Francisco Mendes Martins Fernandes e dr. Óscar Jordão Pires.
Às 17h00, na igreja de S. Francisco, D. Jorge Ortiga, Arcebispo Primaz, presidiu à solene concelebração da Eucaristia, animada pelo Grupo Coral de Azurém.
À homilia, D. Jorge Ortiga situou a sua reflexão principalmente na primeira leitura (Êxodo 17, 8-13). O exemplo de Moisés que perseverou em oração um dia inteiro ajudado por Aarão e Hur, os quais lhe sustentavam os braços em posição de súplica, serviu de mote para de algum modo, caraterizar a homenagem, que principiava pelo ato de Ação de Graças por excelência, a Eucaristia. Assim como os israelitas venceram a batalha contra Amalec , também nós trabalhando empenhadamente e dando-nos as mãos conseguiremos coisas maravilhosas em favor da Igreja, que o mesmo é dizer no serviço aos outros, sobretudo dos mais frágeis e carenciados. Foi esta, disse, uma das grandes causas a que se votou Belmiro Jordão.
Por isso, acrescentou: “congratulo-me com a iniciativa e gostaria que servisse de estímulo para que muitas outras pessoas sentissem o gosto e o prazer de trabalhar por causas, de poder servir em qualquer instituição e em qualquer lugar”.
O destaque feito pelo Arcebispo Primaz quanto ao exemplo do Ministro da Venerável Ordem Terceira de S. Francisco “pelo tempo, pela disponibilidade e vontade de servir” repercutiu-se nas intervenções que vieram a seguir, então já em forma de sessão solene. Homem de causas, espírito de solidariedade e serviço, defensor do património, amor entranhado a Guimarães marcaram o tom das palavras do presidente da assembleia Geral, dr. Paulo Vieira de Castro, do Presidente da Câmara Municipal, dr. Domingos Bragança, do dr. Óscar Jordão Pires, do Reitor da Universidade do Minho, professor doutor António Cunha, dos Mesários Eduardo Xavier e José Fernandes.
Uma das notas caraterísticas de Belmiro Jordão mais salientada, para além do seu mérito como empresário e serviço diretamente responsável em diversas instituições, como Vitória Sport Clube, Unidade Vimaranense, Assembleia de Guimarães e outras, foi o seu papel de acérrimo defensor do património. Todavia, sublinhamos nós, são o carinho e ternura que Belmiro Jordão tem para com as crianças do Infantário e Ensino Pré-Escolar e o acompanhamento afetuoso com os idosos do Lar de S. Francisco, os quais conhece pelo nome, a marca mais valiosa do cuidado na defesa do melhor património, que são as pessoas. A realidade patente, no âmbito do património edificado e artístico, verificado em toda a zona da Instituição, desde o magnífico templo, sacristia e claustros até o exterior, são apenas o espelho daquela qualidade bem preciosa.
Por tudo isto, esta homenagem poderá ser considerada um ato de justiça da própria cidade.
O livro, então apresentado, pela autora, Drª Célia Oliveira, faz memória inapagável da personalidade e do acontecimento.

L.C.

Email do Jornal: jornal@oconquistador.com
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.
Dom DigitalProduzido por ardina.com,
um produto da Dom Digital.