Arquivo: Edição de 23-06-2016

SECÇÃO: Região

Comemorações dos 175 anos do nascimento de Alberto Sampaio

foto
Em 2016 celebra-se 175 anos sobre o nascimento de Alberto Sampaio e a data será assinalada com várias iniciativas, ao longo do ano, nas cidades de Famalicão, Guimarães e Porto. Haverá exposições, colóquios, documentários, conferências e ainda a atribuição de um prémio de História com o seu nome.
O programa das comemorações arranca em junho e prolonga-se até dezembro próximo, altura em que será promovida uma conferência e descerrado o busto de homenagem a Alberto Sampaio, em Famalicão, no Arquivo Municipal que tem o seu nome.
A primeira iniciativa no âmbito destas comemorações realizou-se no passado dia oito de junho, com a inauguração da exposição ‘Percursos divergentes, destinos concordantes. Olhares sobre cinco áreas de interesse de Alberto Sampaio’, na Escola Secundária Camilo Castelo Branco, em Famalicão, terra da família e onde o historiador passou grande parte da vida.
Outras iniciativas darão a conhecer as múltiplas facetas de Alberto Sampaio, que, além da formação em Direito, ao longo da vida se entregou a muitas outras atividades, nomeadamente ao estudo da vinha e do vinho e aos estudos históricos.
As comemorações do 175º aniversário de nascimento de Alberto Sampaio envolvem várias instituições: Câmara Municipal de Famalicão, Sociedade Martins Sarmento, Arquivo Municipal Alberto Sampaio, Museu de Alberto Sampaio, Associação Portuguesa de História da Vinha, Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco e Instituto Universitário da Maia, além da Casa de Boamense.

Email do Jornal: jornal@oconquistador.com
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.
Dom DigitalProduzido por ardina.com,
um produto da Dom Digital.