Arquivo: Edição de 27-05-2016

SECÇÃO: Informação Religiosa

CPM – Uma experiência a não perder

Cerca de 64 pares de noivos, provenientes de diversas paróquias, participaram nos CPM realizados no Antigo Colégio Egas Moniz e no Salão Paroquial de S. João de Ponte. Ao longo das sessões a partilha e o diálogo foram uma constante. A amizade cimentou os grupos de trabalho e congregou todos os participantes num mesmo objetivo: viver o matrimónio ao longo da vida. Caminhos diversos…um projeto comum…um testemunho de quem viveu a experiência de participar no CPM.
Por motivos académicos, ambos viemos para Guimarães, oriundos de locais bem opostos do país. Gradualmente, esta tornou-se a nossa cidade do coração. Aqui escolhemos casar e aqui vamos fixar residência.
Foi também aqui, na sequência da escolha do local do nosso matrimónio, que nos sugeriram que frequentássemos o CPM.
Assim fizemos. Aparecemos reticentes e expectantes. Pensávamos que íamos frequentar um “curso” de preparação para o matrimónio que nos ia retirar o precioso tempo de três fins de semana seguidos, sem saber muito bem em que isso iria contribuir para a nossa formação e evolução, enquanto casal.
Para nossa surpresa participamos em sessões orientadas por casais voluntários de grandes valores morais, cívicos e religiosos que, além de nos transmitirem experiências de vida admiráveis, nos permitiram relacionar e trocar opiniões e experiências com outros noivos, também eles, inicialmente, relutantes à ideia e posteriormente entusiastas e divulgadores desta iniciativa.

foto
No que respeita ao seu conteúdo, as questões estão muito bem estruturadas, particularmente direcionadas para eventuais dificuldades e obstáculos, com temas centrais que vão nortear a nossa vida de casal. Frequentemente nos deixaram sem palavras e, outras vezes, com o querer mais tempo para a discussão/diálogo, dada a abrangência e pertinência dos temas!
Contudo, o destaque primordial direciona-se para o convívio que é proporcionado entre os casais, os experientes e os aprendizes, os testemunhos apresentados, a alegria e cumplicidade que os une, e que pretendem que nos seja transmitida.
As situações práticas e concretas do matrimónio e da vida a dois que foram abordadas ajudaram-nos a antever o quotidiano da vida em casal ao longo do matrimónio, destacando a presença de Deus na vida conjugal, passando a ser uma vida a três e não somente a dois.
A importância do diálogo, a grandeza do sacramento do matrimónio, a fecundidade, como viver a vida a dois, as finanças e sua gestão comum… são alguns dos temas abordados, com testemunhos e experiências relatadas na primeira pessoa, que nos permitiram interiorizar, fortalecer e clarificar as nossas ideias.
Após a nossa participação neste CPM, no Antigo Colégio Egas Moniz, aconselhamos vivamente a todos os noivos que se inscrevam, participem e partilhem essa experiência.
Por último o nosso agradecimento a todos os casais animadores e assistente, pelo seu trabalho, pela sua dedicação e empenho.

Cecília Jesus e Manuel Ferro

Email do Jornal: jornal@oconquistador.com
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.
Dom DigitalProduzido por ardina.com,
um produto da Dom Digital.